No dia 1º de setembro de 2022 foi realizada a primeira edição da ação de extensão universitária “Science and Beer”, no pátio do bar Radio Boire, às margens da Lagoa Imboassica, em Macaé. O evento foi organizado pela estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ Giovanna Figueiredo e pelo mestrando em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC/UFRJ)Théo Arueira que, juntamente com Rafael Costa, Docente do NUPEM/UFRJ e do PPG-CiAC, são curadores da exposição fotográfica “Abraçar a Mata”.

WhatsApp Image 2022-10-18 at 15.19.10 (1).jpeg

Giovanna Figueiredo e Théo Arueira, os organizadores da ação de extensão universitária “Science and Beer”.

Na mostra, fotografias exclusivas de discentes e egressos do NUPEM/UFRJ revelavam a exuberância de paisagens e organismos do bioma Mata Atlântica. O violonista João Augusto Novaes, estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ brindou o público que prestigiou o evento com clássicos da Música Popular Brasileira e Bossa Nova, com direito a apresentação de uma canção autoral “Para o Sol Brilhar Mais uma Vez”, composição sua e de David Dias.

WhatsApp Image 2022-10-18 at 15.21.20.jpeg

O violonista e estudante de biologia, João Augusto Novaes apresentou clássicos da MPB e Bossa Nova, incluindo canções autorais no repertório.

O evento atraiu dezenas de interessados em arte e ciência. Discentes e docentes do PPG-CiAC (Doutorando Guilherme Sardenberg, Mestrando Théo Arueira, Professores Maurício Molisani e Ana Petry) conduziram a roda de conversa “Nossas Águas”, destacando as potencialidades e as ameaças aos principais mananciais da região, o Rio Macaé e a Lagoa Imboassica.

Com a proposta de divulgar a ciência de forma simples, objetiva e descontraída, o “Science and Beer” destaca a importância da universidade pública no interior do Estado, mais especificamente para as atividades de pesquisa realizadas no Norte Fluminense. Para os organizadores da ação, a divulgação científica realizada em ambientes descontraídos favorece a troca de ideias e o estabelecimento de relações interpessoais. Além dos frequentadores do bar, o público que prestigiou o evento incluiu estudantes de todas as idades, professores da rede pública de ensino, ambientalistas, representantes do legislativo municipal. Para o estudante Felipe Elói, de 11 anos, que prestigiou o evento juntamente com seus familiares, “essa foi uma forma de conhecer mais sobre as coisas que tem por aqui em Macaé e nas restingas”.

WhatsApp Image 2022-10-18 at 15.19.10 (3).jpeg

A Vereadora de Macaé Iza Vicente (centro), e a assessora Gésily Aguiar, Bióloga egressa do NUPEM/UFRJ (esquerda) prestigiaram o evento organizado por Theo Arueira (direita).

A ação de extensão universitária “Science and Beer” é uma parceria entre o Laboratório Integrado de Biologia Aquática e o Laboratório Imaginamundos (NUPEM/UFRJ) que tem o objetivo integrar diferentes públicos através das linguagens artística e científica.