Na próxima quarta-feira, 21/12/22, às 10h30, acontecerá a décima quarta defesa de Mestrado do ano de 2022.

Bactérias da família Staphylococcaceae são resistentes a elevadas concentrações de NaCl, podem ser encontradas em humanos, animais e no solo, e são a causa de infecções em humanos e animais, além de atuarem como reservatórios de genes de resistência antimicrobiana. Mariana isolou e identificou cepas de Staphylococcus da areia de praias de Macaé, no Norte Fluminense, e avaliou a suscetibilidade antimicrobiana das cepas. Um total de 71 estirpes foram isoladas em 60% das amostras de areia e essas demonstraram resistência a uma série de antibióticos. Este estudo representa uma contribuição relevante para o monitoramento e saúde ambiental.

Todos estão convidados a assistir a defesa, acessando o link:

Banca avaliadora:

Titulares:

Gizele Duarte Garcia (orientadora)

Diogo Antonio Tschoeke (PPGCiAC/UFRJ)

Tamara Lopes Rocha de Oliveira (PPG-Microbiologia/UFRJ)

Eidy de Oliveira Santos (PPGCTA/UERJ)

Suplentes:

Aleksandra Menezes de Oliveira (PPGCIAC/UFRJ)

Graciela Maria Dias (PPG-Biofísica/UFRJ)