Na próxima sexta-feira, 30/09/22, às 13h, acontecerá a sétima defesa de Doutorado do ano de 2022.

A tese tem como objetivo compreender os movimentos sociais ambientais e suas contradições em relação ao desenvolvimento e à luta de classes. Para isso, Matheus realizou uma pesquisa de caráter qualitativo, com foco na Associação Macaense de Defesa Ambiental.

A narrativa histórica do movimento que nasceu no município do interior do estado do Rio de Janeiro que há 50 anos tem sido impactado pela indústria petrolífera envolve os sujeitos, suas formas de ação, alianças e parcerias. Ao investigar os movimentos socioambientais no contexto da sustentabilidade e exploração de recursos naturais, como é o caso do petróleo, a tese de Matheus representa uma contribuição singular e particularmente necessária.

Todos estão convidados a assistir a defesa, presencialmente, no Auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), ou de forma remota, acessando o link: https://youtu.be/F8CmeZEZ0EE

Banca avaliadora:

Profa. Dra. Giulina Franco Leal - orientadora

Dra. Suenya Santos da Cruz (Universidade Federal Fluminense)

Dra. Lúcia de Oliveira Fernandes (Universidade de Coimbra)

Dr. Marcio José Melo Malta (Universidade Federal Fluminense)

Dr. Rodrigo Lemes Martins (Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPG-CiAC)

Suplentes

Dra. Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves (Universidade Federal do Amazonas)

Dr. Gustavo Arantes Camargo (Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPG-CiAC)