O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Prefeitura de Macaé em parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) realizou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, ações de orientação sobre a prevenção do vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, no Espaço Golfinho no bairro Lagomar.

neps1

A ação contou com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Programa Saúde na Escola (PSE) e Estratégia da Família (ESF). Foram realizadas atividades com aproximadamente 80 moradores do bairro, desde crianças até idosos. O objetivo deste evento foi alertar a população sobre o risco da procriação do mosquito e maneiras de realizar a prevenção.

Foram realizadas diversas atividades lúdicas como: jogo dos sete erros, pinturas, vídeos, jogo de tabuleiro e ainda amostra do ciclo de vida do vetor (ovo, larva, pupa e adulto) pode ser visto com auxílio de uma lupa.

neps2

O NEPS Macaé vem potencializando suas ações de formas criativas, utilizando desde palestras, jogos educativos, exposições do ciclo do mosquito contendo ovos, larvas, pupas e a fase alada, até o uso da arte utilizando a encenação como a metodologia para educação popular em saúde no município de Macaé.

neps5

A parceria com o NUPEM/UFRJ tem possibilitado que alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCIAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também funcionários da Prefeitura de Macaé, Alessandra Alvarenga e Willian Marinho, assim como a ex-aluna de biologia do NUPEM/UFRJ e atual mestranda do Programa de Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz, Claulimara Moreira, possam levar de forma simples e didática todo o aprendizado adquirido para a população macaense.

neps4