Recentemente perdemos um grande amigo. Ele trilhou conosco sua trajetória acadêmica no Instituto NUPEM/UFRJ desde 2007, quando ingressou na quarta turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, até 2015, ao concluir seu Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC).

Matheus foi o primeiro discente do Instituto NUPEM/UFRJ a dedicar-se à taxonomia de peixes. Durante sua Iniciação Científica, contribuiu para o reconhecimento da biodiversidade de peixes da Bacia de Campos, sendo peça importante para a criação da Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ e contribuindo para a manutenção e consolidação do acervo em seus anos iniciais. Além de integrar projetos de pesquisa científica, como o Programa de Monitoramento do Terminal de Cabiúnas (TECAB) e Projeto PELD, Matheus foi monitor da disciplina Elementos de Ecologia e atuou em Extensão Universitária, onde proporcionou o primeiro contato de centenas de estudantes de escolas de Macaé e região com o acervo da Coleção de Peixes. Também foi um dos primeiros discentes da UFRJ em Macaé contemplados com uma Bolsa Especial de Extensão, concedida pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, atuando por um ano como Bolsista do Espaço Ciência NUPEM/UFRJ durante sua graduação.

O falecimento de Matheus representa uma perda lamentável. Ele era muito estimado por nós e por muitos outros. Era um amigo e colega atencioso, dedicado, que deixa um legado de amor, sorrisos e bons momentos que jamais serão esquecidos.

Nós, alunos e ex-alunos da UFRJ, amigos de Matheus Maia de Souza Pereira, nosso querido “Ariel”, prestamos esse reconhecimento a ele.

Matheus Maia Fig