302 Found

302 Found


nginx

Em 1989, o autodidata João Luiz Gasparini, hoje aluno de doutorado do PPG-CiAC sob orientação do Prof. Fabio Di Dario, iniciou um projeto pessoal de fotografar as espécies de anfíbios do Espírito Santo, principalmente aquelas endêmicas, raras e/ou ameaçadas de extinção. Naquele momento ele contava com as dicas de dois pesquisadores, Ivan Sazima, renomado professor da Unicamp e Claudio Zamprogno, professor de zoologia da UFES. Em 2013, Gasparini publicou com outros seis pesquisadores o “Guia de Anfíbios da Mata Atlântica”, onde usou boa parte do grande acervo de fotos que angariou desde 1989. No ano seguinte, o “Guia” recebeu o aclamado Prêmio Jabuti.

 

Agora, em 2021, o “Guia de Anfíbios da Mata Atlântica” ganhou nova roupagem: devidamente editado, revisado e atualizado, estará disponível na palma da mão, na forma de aplicativo para Android e IOS. Nada menos que 564 espécies de anfíbios da Mata Atlântica estão contempladas neste Guia de Identificação. Este número é assombroso, pois configura cerca de 85% das espécies de anfíbios que se conhece para este que é um dos mais ricos biomas do mundo. Além de fotos de raríssima beleza, o aplicativo ainda traz uma ficha catalográfica com muitas informações sobre história natural – comportamento reprodutivo, comportamento defensivo, sons das vocalizações dos machos de algumas espécies (cantos nupciais), entre outras informações importantes. E o melhor é que as atualizações serão feitas com muita frequência.

 

O aplicativo está disponível para download na Play Store, por menos de R$ 50,00. Vale comentar que todo o dinheiro arrecadado será revertido para aplicação na manutenção e atualizações do aplicativo. Os autores firmaram um acordo neste sentido. Dessa forma, esse é um produto que praticamente se perpetuará através da sua venda. A referência completa do “Guia de Anfíbios da Mata Atlântica”, versão online, é:

Toledo, L. F.; Dena, S.; Segalla, M.; Prado, C. P. A.; Loebmann, D.; Gasparini, J. L.; Sazima, I. & Haddad, C. F. B. 2021. Anfíbios da Mata Atlântica. Aplicativo de celular. ECONATURE – Consultoria, Pesquisa e Educação Ambiental. Versão 1.0.0.

 

   Im1.jpg

Im2.jpg

    Im3.jpg
 

     Im4

         Im5

      Im6                                     Im7

 

 

      Im8                                    Im9

 
UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ