Na próxima quinta-feira, 24/11/22, às 14h, acontecerá a nona defesa de Mestrado do ano de 2022. A dissertação será defendida por Lucas Lemos Batista, sob orientação do Prof. Carlos Alberto de Moura Barboza.

WhatsApp Image 2022 11 22 at 09.02.35

Ecossistemas de recife possuem papel primordial para a manutenção de serviços ecossistêmicos. Entretanto, ainda são pouco conhecidos na região Norte Fluminense. O objetivo da dissertação foi caracterizar a composição da comunidade bentônica de substrato consolidado do Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana, uma unidade de conservação incluída na Área de Preservação Ambiental do Arquipélago de Santana, na costa de Macaé, Rio de Janeiro.

As amostragens sistematizadas nas três principais ilhas resultaram no registro de 37 táxons que incluem algas, ascídias cnidários e esponjas, com um grande predomínio de cobertura de macroalgas e esponjas.

Ao produzir resultados inéditos, com identificação e classificação de táxons não registrados anteriormente na área, a dissertação possibilita o estabelecimento de uma linha de base descritiva fundamental para criação de um plano de manejo para a Unidade de Conservação.

Todos estão convidados a assistir a defesa, acessando o link:

Banca avaliadora:

Dr. Carlos Alberto de Moura Barboza (Orientador)

Dr. Cesar Augusto Marcelino Mendes Cordeiro

(Titular - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)

Dra. Lísia Mônica de Souza Gestinari

(Titular – PPG-CiAC/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Dr. Arthur de Barros Bauer

(Suplente – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Dr. Maurício Mussi Molisani

(Suplente – PPG-CiAC/Universidade Federal do Rio de Janeiro)