Na próxima quarta-feira, 28/09/22, às 9h, acontecerá a oitava defesa de Mestrado do ano de 2022.

A criopreservação se constitui numa ferramenta promissora para o armazenamento e manutenção de organismos. Com o objetivo de estabelecer um protocolo para a conservação ex situ de Isoetes cangae, uma espécie vegetal endêmica da Amazônia, Sergio Luís Cavalheiro Filho avaliou os efeitos de condições variáveis de umidade e temperatura na preservação dos esporos da espécie.

A dissertação representa um avanço no desenvolvimento de novas metodologias para a proteção de organismos sensíveis, como é o caso das espécies da família Isoetaceae, cujos benefícios podem ser replicados a outros grupos vegetais.

Todos estão convidados a assistir a defesa, acessando o link:

Banca avaliadora:

Dra. Lísia Mônica de Souza Gestinari (Orientadora)

Dr. Cecílio Frois Caldeira Júnior (Titular – Instituto Tecnológico Vale)

Dr. Rodrigo Lemes Martins (Titular – PPG-CiAC/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Dra.  Elane da Silva Ribeiro  (Suplente – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Dra.  Tatiana Ungaretti Paleo Konno (Suplente – PPG-CiAC/Universidade Federal do Rio de Janeiro)