Na edição do segundo semestre de 2017 da Revista Pesquisa em Educação Ambiental (classificação Qualis A2 na Área Ciências Ambientais) foi publicado o artigo Sentidos sobre Cambio Climático y sus relaciones con la cuestión ambiental producidos entre docentes de ciencias e investigadores en ecologíaque resultou da dissertação (defendida pelo PPG-CiAC em 2017) de Raquel dos Santos Moniz Benac.

O artigo foi escrito em colaboração com outras mestrandas (Alejandra Huérfano do PPG-CiAC-UFRJ e Mariana Gonçalves do NUTES-UFRJ) sob a orientação da profa. Laísa Freire e teve como principal objetivo caracterizar os sentidos atribuídos ao tema Mudanças Climáticas e suas relações com a questão ambiental produzidos durante uma interação entre pesquisadores em ecologia e professores de ciências da Educação Básica — que ocorreu durante o curso Mudanças Climáticas na pesquisa em Ecologia e no Ensino de Ciências” para professores de ciências, o qual era vinculado ao Projeto Universidade-Escola através da Extensão do NUPEM/UFRJ. A partir da análise foi possível entender que o diálogo entre professores de ciências e pesquisadores em ecologia sobre o tema Mudanças Climáticas e suas relações com a questão ambiental pode gerar novas possibilidades para o tratamento desse tema ambiental na formação continuada de professores de ciências.

O curso Mudanças Climáticas na pesquisa em Ecologia e no Ensino de Ciências

O curso Mudanças Climáticas na pesquisa em Ecologia e no Ensino de Ciências foi planejado e mediado pelas integrantes da pesquisa ' Questões socioambientais na sociedade contemporânea: implicações e significados na formação docente em ciências', tendo como proposta geral trazer o tema Mudanças Climáticas (MC) a partir de diferentes olhares da pesquisa e do ensino, assim como a criação de um espaço dialógico entre pesquisadores e docentes para compreensão, aprofundamento do tema e estabelecimento de relações entre pesquisa e ensino. Foram 5 encontros de 4 horas desenvolvidos no Parque Municipal Atalaia em Macaé com os seguintes temas: Introdução às MC; Controvérsias sócio-científicas e as relações entre EA e EC; MC em Ecossistemas do Norte Fluminense; MC e EA na escola e Elaboração conjunta de sequência didática: Planejamento Curricular. Participaram da interação 3 pesquisadores em ecologia, 3 docentes de ciências, 4 licenciandos em ciências e 1 docente de educação física. Como resultado final do curso professores e pesquisadores produziram de forma conjunta 4 sequências didáticas para o tratamento do tema MC no contexto escolar a partir de distintas perspectivas.

FOTO01

Professores de ciências, pesquisadores em ecologia e mediadoras durante atividade do curso de formação continuada Mudanças Climáticas na pesquisa em Ecologia e no Ensino de Ciências

FOTO02

Atividade aquário

FOTO03

Atividade Teia

Tanto o curso como a pesquisa de dissertação e o artigo foram importantes para pensarmos sobre o tratamento de temas ambientais complexos em formações continuadas de docentes em ciências. Além disso, a proposta de interação entre pesquisadores em ecologia e professores de ciências na perspectiva da Educação Ambiental gerou novas possibilidades sobre como os saberes ambientais produzidos na Universidade podem ser dialogados com os saberes dos docentes e vice-versa.

O artigo pode ser acessado no seguinte link http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12743/8383

Benac, R. S. M.; Gonçalves, M. B.; Huérfano, A.; Freire, L. S. Sentidos sobre Cambio Climático y sus relaciones con la cuestión ambiental producidos entre docentes de ciencias e investigadores en ecologia. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, vol.12, n.2, p. 113-126, 2017.