Notícias

Cartaz RGS

Quinta-feira, 18/04/24, às 15h, acontecerá, no Auditório do NUPEM,  a Defesa de Mestrado de Ruann Guimarães dos Santos

 

Resumo

Insetos simulídeos conhecidos como borrachudos são vetores de doenças que acometem especialmente populações ribeirinhas. Em sua dissertação, Ruann desenvolveu um método para cultivar Simulium spp., desde a eclosão dos ovos, que foram coletados em posturas aderidas a rochas de um rio da zona rural de Macaé, até a formação das pupas. A partir do êxito nessa etapa, uma vez que alcançou uma taxa de sobrevivência das larvas de, no mínimo, 90%, Ruann avaliou como a exposição ao Glifosato afeta os componentes do estresse oxidativo e o desenvolvimento das larvas de Simulium spp. A taxa de eclosão dos ovos, a sobrevivência das larvas até a formação das pupas, a viabilidade dessas, além da atividade das enzimas superóxido dismutase, catalase, e das espécies reativas de oxigênio foram comparadas após a exposição a diferentes concentrações de Glifosato (0; 0,1; 1; 10; 50 a 100mg/L) por 24 h. Não foram registradas alterações significativas nos componentes do estresse oxidativo, mas alterações no tamanho das larvas foram detectadas a partir da concentração de 1mg/L. A taxa de mortalidade aumentou significativamente a partir de 50mg/L, sendo 44mg/L a LC50 (concentração letal de 50%). Esses resultados estão alinhados aos efeitos do Glifosato em outros organismos. Assim, esse estudo contribui com uma metodologia para a criação controlada de larvas de Simuliidae e detecta efeitos do Glifosato no desenvolvimento e mortalidade desses organismos.


Banca avaliadora:

 

Titulares
Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca – orientador
Dr. José Roberto da Silva (NUPEM/UFRJ)
Dr. Maurício Mussi Molisani (PPG-CiAC /UFRJ)

Suplentes
Dr. Jorge Luiz da Cunha Moraes (PPG-Química Biológica/UFRJ)
Drª. Ana Cristina Petry (PPG-CiAC/UFRJ)

 

 

Cartaz ASA

 

Na próxima sexta-feira, 12/04/24, às 14 horas,  no Auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM, acontecerá a Defesa de Doutorado de  Alessandra da Silva de Alvarenga

 

Resumo

Ao contrário dos mamíferos, nos quais o desenvolvimento do embrião é controlado pela mãe e pouco afetado por mudanças no ambiente externo, os insetos colocam seus ovos e tem seu desenvolvimento afetado por mudanças na temperatura, umidade, quantidade de alimento, dentre outros fatores externos. Há cerca de 80 anos, estudando insetos, o cientista britânico Sir Vincent B. Wigglesworth descreveu pela primeira vez os hormônios, pequenas moléculas essenciais no controle dos processos de desenvolvimento nos estágios pós-embrionários (larvas, ninfas) de insetos. Wigglesworth demonstrou que os hormônios são essenciais para o processo de metamorfose nas larvas dos insetos, sendo seus níveis controlados por estes fatores externos (como temperatura e alimentação, por exemplo). Duas classes de hormônios, os ecdisteróides e o hormônio juvenil (HJ), atuam em processos pós-embrionários promovendo e inibindo a metamorfose, respectivamente. Ainda não se sabe se estes hormônios são importantes para o desenvolvimento embrionário. Em sua tese de Doutorado, Alessandra investigou se o HJ e a ecdisona são importantes para a embriogênese de insetos holometábolos, usando o besouro da farinha Tribolium castaneum como espécie modelo. Os genes envolvidos na resposta à ecdisona em larvas, mille-pattes (mlpt) e receptor de ecdisona (EcR), as duas enzimas necessárias para as últimas etapas da síntese de HJ, e os genes do hormônio juvenil ácido metiltransferase (JHAMT) e CYP15A1 (Epox) foram investigados funcionalmente. A análise por RT-PCR identificou a expressão dos quatro genes durante a embriogênese do besouro. A hibridização in situ mostrou locais específicos de expressão de mlpt, CYP15A1/EPOX e JHAMT durante os estágios embrionários iniciais, enquanto a expressão de EcR foi onipresente. A injeção de RNA de fita dupla (dsRNA) em fêmeas adultas contra os quatro genes levou a defeitos embrionários específicos, enquanto a taxa de eclosão de ovos de controle de dsRNA foi superior a 90%. A injeção de dsJHAMT e dsEpox resultou nas menores taxas de mortalidade (até 30%), sugerindo que o comprometimento da sinalização HJ é menos essencial para a sobrevivência do que a ação do ecdisteróide. A tese elucida o envolvimento da sinalização de HJ e ecdisona durante o desenvolvimento embrionário de T. castaneum e a essencialidade pós-embrionária dos genes mlpt e EcR para a muda neste besouro. Estes resultados são importantes tanto na identificação de novos alvos para controle de insetos, quanto na compreensão dos papéis destes hormônios em um contexto de aquecimento global e mudanças climáticas.

Banca avaliadora


Titulares
Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca – orientador
Drª. Aleksandra Menezes de Oliveira (PPG-CiAC /UFRJ)
Drª. Gizele Duarte Garcia (PPG-Genética/UFRJ)
Dr. José Roberto da Silva (NUPEM/UFRJ)
Dr. Leonardo Araujo de Abreu (PPG-ProASD/UFRJ)

Suplentes
Drª. Elane da Silva Ribeiro (PPG-ProASD/UFRJ)
Drª. Flávia Borges Mury (PPG-MFC/UFRJ)
Dr. Rodrigo Lemes Martins (PPG-CiAC /UFRJ)
Dr. Maurício Mussi Molisani (PPG-CiAC /UFRJ) 

 

 

Cartaz_PDSE2024_1.jpg

Do dia 04 de abril até as 12h do dia 17 de abril de 2024 estão abertas as inscrições para o “Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2024” no PPG-CiAC. 

O PDSE é um programa institucional da Capes, cujo objetivo geral é oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu brasileiros de excelência na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino e de pesquisa no país. Na edição 2024, Bolsas do PDSE serão oferecidas aos cursos de doutorado recomendados e reconhecidos pela Capes com nota igual ou superior a 4.


A duração da Bolsa é de no mínimo 3 (três) meses, e de no máximo 6 (seis) meses.

O início do estágio no exterior deverá acontecer, impreterivelmente, entre setembro e novembro de 2024.

Nesse ano, o PPG-CiAC irá selecionar 1 (um(a)) aluno(a) de Doutorado com matrícula ativa, em conformidade com a única cota de bolsa recebida. 

Discentes interessados/as devem:

- Ler atentamente a chamada do PPG-CiAC e o Edital CAPES No. 6/2024:

Chamada_PDSE_PPGCiAC2024.pdf

EditalNo_6/2024.pdf

- Enviar impreterivelmente até as 12h do dia 17 de abril de 2024 os documentos indicados na chamada  para os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A coordenação convida interessados no PDSE para uma conversa nessa segunda-feira dia 08/04, as 18h, pelo link:

Entrar Zoom Reunião
https://us02web.zoom.us/j/81880382947?pwd=ZC85SkNLSlJqZ1hTMXRlZ1dD
TlhtQT09
ID da reunião: 818 8038 2947
Senha: 596148

 

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

Confira aqui a homologação das inscrições para o Processo Seletivo de Discente de Doutorado do PPG-CiAC para participar do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/CAPES 2024

Sem título

 

A primeira semana de abril no PPG-CiAC foi marcada pela visita do Cientista Social Prof. Valdir Fernandes, Professor Titular-Livre da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Coordenador Adjunto da Área das Ciências Ambientais da CAPES. O Prof. Valdir atendeu ao convite da Coordenação do PPG-CiAC que junto com a Comissão Deliberativa está empenhada em fomentar a interdisciplinaridade e o impacto social das pesquisas conduzidas no programa, que é o único na Área das Ciências Ambientais com Mestrado e Doutorado em toda UFRJ.


No Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, sede do programa, o Prof. Valdir se reuniu com o corpo social do PPG-CiAC e com a Direção Adjunta de Pós-Graduação para dialogar sobre o papel dos programas de pós-graduação da Área das Ciências Ambientais na formação de pesquisadores(as) e compreender os principais desafios por eles(as) elencados.

 

DocTAE

Discentes 

A aula inaugural dos Programas de Pós-graduação sediados no NUPEM/UFRJ foi proferida pelo Prof.   Valdir Fernandes, que trouxe à discussão um tema relevante e provocador: As Ciências da Sustentabilidade no Contexto das Agendas Globais.

 

Palestra

 

Nas tardes dos dias 2 e 3, os Doutorandos e Doutorandas do PPG-CiAC protagonizaram apresentações sobre o andamento de suas teses. As apresentações demonstraram a diversidade de formações e dos objetos das pesquisas conduzidas no âmbito do programa. Esses seminários e os eventos de confraternização promoveram a integração do corpo social com o representante da CAPES e com os novos discentes do programa. Essa foi uma semana estimulante para Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos em Educação, que manifestaram interesse e prestígio pelas atividades de integração. 

 

Apresentacao

 

A Coordenação do PPG-CiAC agradece de maneira especial ao Prof. Valdir Fernandes, por sua vinda à Macaé e deseja a todo corpo social do programa, em especial aos discentes que ingressam nas turmas de Mestrado e Doutorado 2024/1, um excelente semestre.

 

 

 

 

Programação_CiAC_2024.1.jpg

 

 

Nos dias 02 e 03 de abril de 2024, no auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM, teremos apresentações do andamento das teses de doutorado de nossos discentes.

 

Confira a Programação e venha prestigiar o avanço das pesquisas das Doutorandas e dos Doutorandos do PPG-CiAC!

 

Subcategorias

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ