O artigo “The Amazon-Orinoco Barrier as a driver of reef-fish speciation in the Western Atlantic through time”, cujo primeiro autor é o Doutorando do PPG-CiAC Gabriel Soares de Araujo, acabou de ser escolhido como o “Editor’s Choice” do número 49(8) do Journal of Biogeography (fator de impacto 4,8), um dos mais conceituados periódicos científicos na área multidisciplinar de biogeografia do mundo.

Este artigo integra a tese de Doutorado de Gabriel, que é orientado pelo Prof. Fabio Di Dario (PPG-CiAC) e co-orientado pelo Prof. Sérgio Floeter (UFSC). Nele, os autores analisaram a influência da barreira Amazonas-Orinoco no processo de especiação de peixes recifais do Atlântico ocidental ao longo de quase 10 milhões de anos. De acordo com Gabriel, “o que percebemos foi que a pluma do Amazonas desempenha no oceano uma função semelhante à que o rio exerce no interior do continente, isolando espécies ou populações de uma mesma espécie em suas margens opostas. Quase todos os eventos abordados em nossa análise que resultaram em espécies ou populações irmãs de peixes recifais no Caribe e do Brasil podem ser associados ao surgimento e desenvolvimento da barreira do Amazonas-Orinoco. Esse panorama sugere que o rio Amazonas foi o principal promotor da diferenciação entre a fauna de peixes recifais do Caribe e do Brasil. Outro resultado interessante foi corroborar a hipótese de que o tamanho corporal dos peixes é um fator determinante para atravessar a barreira do Amazonas desde seu surgimento, com as espécies menores sendo as primeiras a serem afetadas. Por fim, fornecemos indícios de que existem muitos peixes recifais no Brasil que ainda precisam ser reconhecidos como espécies distintas daquelas do Caribe, já que suas populações são geneticamente distintas e estão isoladas há muito tempo”.

01PanchaPeixesMapa

Mapa detalhando a região sob influência da pluma do Amazonas-Orinoco, principal responsável pela descontinuidade faunística entre as Províncias do Caribe e do Brasil. Três exemplos de espécies-irmãs de peixes recifais estudadas por Gabriel em sua tese de Doutorado. Coluna da esquerda: peixes da costa caribenha: Malacoctenus triangulatus, Scarus guacamaia e Sparisoma rubripinne. Coluna da direita,
peixes da costa brasileira: Malacoctenus zaluari, Scarus trispinosus e Sparisoma axillare. Fotos por F. Krasovec, J.P. Krajewski, J. Lyle, C. Sampaio, e S.R. Floeter.

De acordo com o Editor Chefe do Journal of Biogeography, Dr. Michael N. Dawson (University of California), a seleção como “Editor’s Choice” implica que este artigo intrigante receberá amplo destaque no âmbito do jornal e das mídias sociais associadas, passando também a receber acesso gratuito por dois anos a partir de sua publicação em agosto de 2022.

Gabriel é bolsista CNPq do projeto “PROTAX - Biodiversidade de peixes criptobentônicos e do oceano profundo do Brasil: a consolidação de um Centro de Pesquisa em sistemática de táxons negligenciados de peixes marinhos”, coordenado pelo Prof. Fabio Di Dario e que conta com a participação de diversos pesquisadores de sistemática, biologia e conservação de peixes recifais e do oceano profundo do Brasil, além de bolsistas de Iniciação Científica, de Mestrado e de Apoio Técnico de Nível Superior. As pesquisas desenvolvidas por Gabriel em seu Doutorado também são vinculadas à Coleção de Peixes do Instituto NUPEM/UFRJ (NPM), que recebe apoio do FUNBIO e FAPERJ através dos projetos “Pesquisa Marinha e Pesqueira” (processo 104/2016) e “Museu da Biodiversidade do Norte Fluminense: construindo e difundindo ciência no interior do estado do Rio de Janeiro (projeto E–26/210.290/2021)”, respectivamente. Para saber mais sobre a Coleção de Peixes do Instituto NUPEM/UFRJ (NPM), acesse aqui.

02Haplotipos

Redes de haplótipos mostrando divergências genéticas entre algumas espécies de peixes que ocorrem no Atlântico ocidental representadas no artigo “The Amazon-Orinoco Barrier as a driver of reef-fish speciation in the Western Atlantic through time”.

O download gratuito do artigo “The Amazon-Orinoco Barrier as a driver of reef-fish speciation in the Western Atlantic through time” pode ser feito aqui: https://onlinelibrary.wiley.com/toc/13652699/2022/49/8