No dia 08 de agosto de 2020, no município de Teresópolis, localizado na região serrana do Rio de Janeiro, foi lançado o livro “Admiraves - Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis”, fruto de uma iniciativa do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente.

A bióloga, ilustradora e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), Bárbara Dias, participou da produção do livro através de ilustrações em aquarela de algumas aves que habitam o local, sendo eles os personagens principais da obra. O livro bilíngüe contou também, além de seus sete autores, com a participação do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA.

Os primeiros capítulos do livro contam um pouco da história de Teresópolis, uma cidade rodeada pela exuberante Mata Atlântica, tendo o privilégio de possuir em seu território três Unidades de Conservação de proteção integral nas esferas federal, estadual e municipal, responsáveis por cuidar de um considerável fragmento deste bioma. Além da cidade, o livro também trata rapidamente sobre o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e seus 11 anos de trajetória, sendo ele o maior parque municipal do Estado do Rio de Janeiro.

Seu conteúdo principal é a apresentação de 100 das 294 espécies de aves que habitam a região, através de fotografias e informações biológicas e culturais, além de QR Codes que trazem curiosidades, tornando o livro ainda mais interativo.

Por se tratar de uma iniciativa do poder público, o livro não pode ser comercializado, por isso há a versão digital para que todos tenham acesso através do link https://www.unifeso.edu.br/editora/pdf/ADMIRAVES_DE_TERESOPOLIS_DIGITAL.pdf

Além disso, algumas ilustrações produzidas pela discente em aquarela podem ser encontradas em arquivo pdf neste link, para quem quiser apreciar mais atentamente seu trabalho e até encomendá-las através do contato com a mesma. Na rede social Instagram existe uma página destinada a seus trabalhos chamada @dias.naturarte , onde Bárbara Dias apresenta não só ilustrações ornitológicas, mas também botânicas, entomológicas, fisiológicas, entre outras.

beijaFlor