O processo de avaliação dos pedidos de Recredenciamentos e Novos Credenciamentos de Docentes Permanentes e Colaboradores do “Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC)”, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi finalizado.

Ao todo, foram recebidos 61 pedidos de Credenciamentos, sendo 35 de Recredenciamentos e 26 de Novos Credenciamentos. Esses números expressivos refletem o crescimento do NUPEM/UFRJ e do campus UFRJ-Macaé como um todo nos últimos anos, que passaram a contar com um número mais substancial de docentes qualificados atuando em Ciências Ambientais e áreas correlatas.

A Comissão Externa de Avaliação foi formada por Silvana Allodi e Sandra Maria Azevedo, ambas Professoras Titulares do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ, com ampla experiência na Pós-Graduação e marcadamente atuantes em ações voltadas para o desenvolvimento da Universidade nos contextos regional, nacional, e internacional.

De acordo com o Prof. Fabio Di Dario, Coordenador do PPG-CiAC, “O processo de credenciamento é comparativo e complexo em diversos níveis. O pesquisador ou pesquisadora que requisitou o credenciamento, e que porventura não teve sua solicitação atendida nesse momento, não deve fazer uma análise pontual, de comparação “um a um” de currículos. A Comissão Externa teve um trabalho árduo de debruçar-se sobre o pedido de 61 pesquisadores altamente qualificados, analisando as informações apresentadas no contexto da Área de Ciências Ambientais da CAPES. Tudo isso como estratégia para que o PPG-CiAC atinja níveis maiores de excelência ao final desse Quadriênio, que se encerra em 2020.”.

Alguns parâmetros que foram considerados na formulação da lista de docentes credenciados incluem, por exemplo, a capacidade efetiva ou potencial demonstrado de produção bibliográfica e técnica qualificadas em conjunto com discentes do Programa, a clara inserção das atividades de pesquisa no contexto da proposta do PPG-CiAC, a participação em projetos em conjunto com outros docentes do Programa, e a inserção e atuação social/regional, tanto individual e em conjunto, principalmente envolvendo discentes do Programa.

Além disso, deve-se atentar para o fato de que a CAPES prevê um equilíbrio entre o número de docentes nas duas Linhas de Pesquisa do PPG-CiAC, e que cada Linha deve conter, equilibradamente, quatro níveis de Docentes: Seniores (+15 anos de Doutorado defendido), Plenos (entre 10 e 15 anos de Doutorado), Júniores (entre 10 e 5 anos de Doutorado) e Recém Doutores (menos de 5 anos de Doutorado).

O parecer da Comissão Externa está disponível aqui.

Esse parecer, em sua íntegra, foi aprovado por unanimidade na Reunião da Comissão Deliberativa do PPG-CiAC realizada em 18 de dezembro de 2017, e consolida a seguinte situação:

Grupo 1) Credenciamentos na Linha de Pesquisa “Biodiversidade: Estrutura e Reconhecimento”: Aleksandra Menezes de Oliveira, Ana Cláudia de Macêdo Vieira, Angélica Ribeiro Soares, Carlos Alberto de Moura Barboza, Carlos Jorge Logullo de Oliveira, Fabio Di Dario, Gizele Duarte Garcia, Henrique Fragoso dos Santos, Lísia Mônica de Sousa Gestinari, Michael Maia Mincarone, Pablo Gonçalves Rodrigues, Rodrigo Nunes da Fonseca, Tatiana Ungaretti Paleo Konno - TOTAL: 13 DOCENTES.

Grupo 2) Credenciamentos na Linha de Pesquisa “Sistemas Naturais: Avaliação, Conservação e Desenvolvimento Socioambiental”: Ana Cristina Petry, Érica Pellegrini Caramaschi, Fabio Rubio Scarano, Francisco de Assis Esteves, Giuliana Franco Leal, Gustavo Arantes Camargo, Laísa M. Freire, Luciano Gomes Fischer, Marcos Paulo F. Barros, Mauricio Mussi Molisani, Reinaldo Luiz Bozelli, Rodrigo Lemes Martins, Thaddeus Gregory Blanchette - TOTAL: 13 DOCENTES.

Grupo 3) Credenciamentos na Linha de Pesquisa “Biodiversidade: Estrutura e Reconhecimento” condicionados à matrícula de discente no PPG-CiAC em 2018/01 após Processo Seletivo, como Orientador ou Orientadora Principal: Analy Machado de Oliveira Leite, Carla Zilberberg, Caryne A. de Carvalho Braga, Cintia Monteiro de Barros, Diogo Tschoeke, Flávia Borges Mury, José Roberto Silva, Marco Antonio Lopes Cruz, Natália Martins Feitosa, Vinícius Albano - TOTAL: 10 DOCENTES.

Grupo 4) Credenciamentos na Linha de Pesquisa “Sistemas Naturais: Avaliação, Conservação e Desenvolvimento Socioambiental” condicionados à matrícula de discente no PPG-CiAC em 2018/01 após Processo Seletivo, como Orientador ou Orientadora Principal: Alex Prast, Alexandre Fernandes Corrêa, Aricelso Maia Limaverde Filho, Danielle M. de Araújo Stapelfeldt, Emiliano Nicolas Calderon, Heitor Monteiro Duarte, Kátia Calvi Lenzi de Almeida, Patrícia Luciano Mancini, Rafael Nogueira Costa, Rejane Correa Marques - TOTAL: 10 DOCENTES.

Dessa forma, passam a ser credenciados imediatamente, no PPG-CiAC, aqueles Docentes indicados nos Grupos 1 e 2, acima.

Os Credenciamentos dos Docentes dos Grupos 3 e 4 estão condicionados à matrícula de discente no PPG-CiAC em 2018/01 após Processo Seletivo, como Orientador ou Orientadora Principal.

Prevê-se que o grupo total de Docentes Credenciados ao final do Processo Seletivo do PPG-CiAC em 2018/01 esteja ao redor de 36, com distribuição equilibrada entre as duas Linhas. Esse total é considerado ideal pela CAPES em função do número de discentes matriculados no Programa.

Dos 61 pedidos de Recredenciamento e Novos Credenciamentos recebidos, não foram recomendados o Credenciamento de 15 Docentes não indicados nos Grupos acima.

Também atentamos para o fato de que, conforme indicado nas Normas para o Recredenciamento e Credenciamento de Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), novos Docentes Credenciados no PPG-CiAC poderão orientar alunos no Doutorado apenas se possuírem duas ou mais defesas concluídas na qualidade de Orientador Principal no Mestrado, seja no PPG-CiAC ou em outro Programa senso estrito no qual esteja previamente credenciado.

Além disso, Bolsistas de Pós-Doutorado dos Grupos 3 e 4 devem indicar pelo menos um co-orientador ou co-orientadora do núcleo Permanente do PPG-CiAC nos pré-projetos de candidatos sob suas orientações no Processo Seletivo de 2018/01.

Por último, todos os Novos Docentes Credenciados ao final desse processo estão convocados para uma reunião a ser realizada em março de 2018 no NUPEM/UFRJ com a Coordenação do PPG-CiAC, em data a ser definida.

A Coordenação do PPG-CiAC também coloca-se a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas em relação ao processo, nos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ