Em ano de COP26 e muitos retrocessos relacionados à crise climática, a temática ambiental têm recebido notoriedade por meio de diversos debates políticos e técnico-científicos. É papel da pesquisa científica embasar e orientar ações para a gestão ambiental, contribuir para a disseminação de informações e compreender os fenômenos do mundo. No PPGCIAC, o compromisso e a busca por entender as múltiplas relações entre sociedade e natureza têm dado centralidade ao debate ambiental, tensionado e conflituoso entre os diversos usos e interesses no meio ambiente. Os conflitos ambientais se configuram como objetos de pesquisa que contribuem no desenvolvimento do campo das Ciências Ambientais, formando pesquisadores comprometidos com problemáticas ambientais contemporâneas e com processos educativos.

Entre 5 e 8 de maio de 2021, a doutoranda do PPG-CiAC Kelly Pinheiro dos Santos participou do VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial apresentando o trabalho intitulado “A temática dos conflitos ambientais relacionados à Educação Ambiental: análise de periódicos brasileiros”. Ao analisarem as possíveis relações entre os conflitos ambientais e a educação ambiental em periódicos nacionais de Educação Ambiental, Kelly e colaboradoras verificaram que o diálogo entre a Educação Ambiental e a temática dos conflitos socioambientais vem conquistando espaços. Assim, advogam sobre a possibilidade dos conflitos ambientais locais serem trabalhados pedagogicamente em espaços de Educação Ambiental, fortalecendo uma educação para a cidadania e vinculada aos territórios.

O evento científico permitiu a troca de conhecimentos sobre Educação Ambiental e planejamento territorial em diferentes âmbitos, o entendimento dos compromissos da Educação Ambiental na gestão do território, além da divulgação da pesquisa de Doutorado de Kelly. Recentemente, o trabalho foi publicado e-book do evento. Kelly desenvolveu o estudo em colaboração com a aluna de Iniciação Científica Victória Maria Rodrigues Lopes e a orientadora, a Professora Dra. Laísa Freire. Para Kelly, a realização da pesquisa permitiu melhor compreender o papel articulador da Educação Ambiental nos conflitos socioambientais e desenvolver competências de orientação na Iniciação Científica, ao incentivar e contribuir para a construção de conhecimento, transformação e construção do ser crítico reflexivo e protagonista do seu saber.

Para acessar o artigo “A temática dos conflitos ambientais relacionados à Educação Ambiental: análise de periódicos brasileiros, acesse o Tomo VI - Estratégias de educação ambiental formal e informal (página 114).

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
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