O artigo “Phylogenetic relationships, genetic diversity and biogeography of menhadens, genus Brevoortia (Clupeiformes, Clupeidae)”, acaba de ser publicado na “Molecular Phylogenetics and Evolution”, uma das principais revistas científicas de evolução e biologia molecular do mundo.

Essa contribuição, de autoria principal do Dr. Allan P. B. Pozzobon, egresso do PPG-CiAC, é uma viagem no tempo para descobrir as origens das savelhas do gênero Brevoortia. Savelhas são sardinhas de cabeça avantajada, historicamente importantes na pesca, e atualmente organizadas em seis espécies no Oceano Atlântico, duas delas presentes na costa brasileira.

A partir de sequências de DNA, informações sobre fósseis e distribuição geográfica das savelhas e seus parentes mais próximos, os autores puderam reconstruir as relações de parentesco entre as savelhas modernas e traçar sua história desde a origem do gênero há 15 milhões de anos, no Atlântico Norte.

Ao redor de 10 milhões de anos atrás, as condições do Atlântico no equador mudaram, abrindo as portas para que uma linhagem de savelhas, antes restritas ao Atlântico Norte, colonizassem o Atlântico Sul, incluindo o Brasil. Este é um dos eventos mais antigos de colonização do Atlântico Sul a partir de linhagens de peixes marinhos provenientes do Atlântico Norte documentados até o momento, uma vez que a maioria dos estudos com outros grupos de peixes indica que eventos como esse tipicamente ocorreram há menos de 2 milhões de anos.

Por fim, com mudanças mais recentes no Atlântico equatorial rumo às condições atuais, ocorreu o isolamento entre as savelhas do Sul e as do Norte, e a subsequente diferenciação delas nas espécies atuais.

Além de Allan, o artigo contou com a contribuição de seus orientadores no PPG-CiAC, os professores Fabio Di Dario e Pablo Rodrigues Gonçalves, e de um time internacional de pesquisadores da California Academy of Sciences (Luiz A.Rocha), Texas Parks and Wildlife Deparment (Joel Anderson) e Universidad de Mar del Plata, Argentina (Juan M. Díaz de Astarloa).

Parte dos exemplares utilizados nesse estudo de abrangência internacional se encontra depositada na Coleção de Peixes do Instituto NUPEM/UFRJ para estudos futuros. A coleção conta, inclusive, com exemplares de savelhas coletadas na lagoa Imboassica (Macaé), que foram fundamentais para a conclusão do estudo.

O artigo completo pode ser encontrado em

BrevoortiaSite