Alunas e alunos do PPG-CiAC, entre 3 e 8 de junho de 2019, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ sediará a segunda edição do curso "Biodiversity: Towards sustainable use of the environment", que envolverá pesquisadores da Universidade de Stavanger, Noruega e do NUPEM/UFRJ, além de outras unidades da UFRJ e da Fiocruz. Atenção: prazo máximo para recebimento dos pedidos de inscrição por email: 3 de janeiro de 2019 (veja documentação necessária na íntegra).

Este curso faz parte de um convênio internacional firmado entre o NUPEM/UFRJ e a Universidade de Stavanger, voltado para a formação de pessoal de pós-graduação nos dois países. Mais informações sobre esse projeto podem ser obtidas em:

Nesse curso, serão oferecidas 10 vagas para alunos de pós-graduação noruegueses e 10 vagas para alunos de pós-graduação do Brasil, que trabalharão com aspectos gerais e aplicados de biodiversidade e conservação.

Temas como valoração ambiental, monitoramento ambiental, novas tecnologias na investigação da biodiversidade, dentre outros, serão abordados. Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região serão visitados pelos alunos e docentes, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras.

Das 10 vagas destinadas aos alunos no Brasil, 8 serão inicialmente ofertadas para alunas e alunos com matrícula ativa no PPG-CiAC, nos níveis de Mestrado e Doutorado. Esse curso também será oferecido no PPG-CiAC como a disciplina "MCB722 - Tópicos Especiais em Ciências Ambientais", de 60 horas, a serem incorporadas ao histórico dos participantes com matrícula ativa no Programa no final do segundo semestre de 2019.

Atenção: devido ao seu caráter internacional, o curso será integralmente ministrado em inglês, portanto, os discentes selecionados devem ser capazes de compreender e se expressar em inglês (não será necessário certificado de proficiência para a inscrição).

Os pedidos de inscrições dos discentes devem ser feitos EXCLUSIVAMENTE por email, que deve ser endereçado ao mesmo tempo ao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atenção: prazo máximo para recebimento dos pedidos de inscrição por email: 3 de janeiro de 2019.

Nesse email, devem ser anexados os seguintes documentos, em pdf:

1) carta de interesse do discente, em inglês e assinada, requisitando inscrição no curso e indicando os motivos pelos quais a participação nesse curso é importante para sua formação;

2) carta de referência, também em inglês e assinada, de profissional da área (pode ser orientador) indicando os motivos pelos quais tal profissional apoia a participação do discente no curso;

3) currículo em inglês (uma página).

Esses documentos serão recebidos pelo PPG-CiAC, que posteriormente os enviará para a coordenadora geral do projeto e curso na Universidade de Stavanger, a Dra. Daniela M. Pampanin, que fará a seleção final dos participantes.

Essa segunda edição do curso será uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e acadêmico. Aproveitem! Não percam a oportunidade, conversem com os alunos que cursaram a primeira edição desse curso e tirem suas dúvidas!

Summer_School_2019-flyer.pdf

Summer School 2019 flyer

Prof. Dr. Fabio Di Dario

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC)