Na última terça-feira, o Prof. Eduardo Serra, da Escola Politécnica e do Programa de Engenharia Ambiental - PEA da UFRJ, e também Pró-Reitor de Graduação da mesma Universidade, ministrou uma aula especial no encerramento da disciplina “Biodiversidade”, obrigatória no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC).

Em sua aula, o Prof. Serra fez um apanhado geral de diversas questões ligadas à Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Engenharia da Sustentabilidade, temas com os quais vem trabalhando em sua carreira de destaque e que são fundamentais para a formação plena das alunas e alunos do PPG-CiAC.

Os exemplos trazidos pelo Prof. Serra, principalmente aqueles relacionados à valoração de serviços ecossistêmicos, geraram bastante discussão entre todos os presentes nessa aula. O potencial de atuação em conjunto do corpo social do PPG-CiAC com o próprio Prof. Serra e o Programa de Engenharia Ambiental - PEA também foi bastante evidenciado.

Parcerias desse tipo certamente devem se reverter em uma melhor compreensão do potencial de utilização sustentável dos ecossistemas singulares do Norte Fluminense.

Isso é fundamental para balizar discussões importantes que têm acontecido em praticamente todos os segmentos da sociedade de Macaé e região, que buscam alternativas para a manutenção e melhoria dos padrões socioeconômicos em um cenário de redução da geração de renda vinculada à produção petrolífera.

O currículo “lattes” do Prof. Serra pode ser encontrado em: http://lattes.cnpq.br/5563796741445659

Serra01Alunos e professores do PPG CiAC que estiveram presentes na aula.

Serra02Professor Serra ministrando aula no Auditório do NUPEM/UFRJ.