Entre 22 e 27 de junho de 2020, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ sediará a terceira edição do curso "Biodiversity: Towards sustainable use of the environment", que envolverá pesquisadores da Universidade de Stavanger, Noruega e do NUPEM/UFRJ, além de outras unidades da UFRJ e da Fiocruz. As inscrições iniciais para este curso se encerraram em 31 de janeiro de 2020, mas atenção: estão sendo oferecidas 10 (dez) vagas adicionais para os alunos do PPG-CiAC com matrícula ativa, nos níveis de Mestrado e Doutorado, com inscrição impreterivelmente até 10 de abril.

Este curso faz parte de um convênio internacional firmado entre o NUPEM/UFRJ e a Universidade de Stavanger, voltado para a formação de pessoal de pós-graduação nos dois países. Mais informações sobre esse projeto podem ser obtidas aqui e aqui.

As inscrições iniciais para este curso se encerraram em 31 de janeiro de 2020, mas atenção: estão sendo oferecidas 10 (dez) vagas adicionais para os alunos do PPG-CiAC com matrícula ativa, nos níveis de Mestrado e Doutorado, com inscrição impreterivelmente até 10 de abril.

Temas como valoração ambiental, monitoramento ambiental, novas tecnologias na investigação da biodiversidade, dentre outros, serão abordados, em um ambiente internacional e multidisciplinar, envolvendo alunos e pesquisadores da Noruega e do Brasil.

Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região serão visitados, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras.

Esse curso também será oferecido no PPG-CiAC como a disciplina "MCB722 - Tópicos Especiais em Ciências Ambientais", de 60 horas, a serem incorporadas ao histórico dos participantes com matrícula ativa no Programa no final do segundo semestre de 2020.

Devido ao seu caráter internacional, o curso será integralmente ministrado em inglês, portanto, os discentes selecionados devem ser capazes de compreender e se expressar em inglês (não será necessário certificado de proficiência para a inscrição).

Os pedidos de inscrições dos discentes do PPG-CiAC devem ser feitos exclusivamente por e-mail, que deve ser endereçado ao mesmo tempo ao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atenção: prazo máximo para recebimento dos pedidos de inscrição por e-mail: 10 de abril de 2020.

Nesse e-mail para a inscrição, devem ser anexados os seguintes documentos, em pdf:

1) Carta de interesse do discente, em inglês e assinada, requisitando inscrição no curso e indicando os motivos pelos quais a participação nesse curso é importante para sua formação;

2) Carta de referência, também em inglês e assinada, de profissional da área (pode ser orientador) indicando os motivos pelos quais tal profissional apoia a participação do discente no curso;

3) Currículo em inglês (uma página).

Esses documentos serão recebidos pelo PPG-CiAC, que posteriormente os enviará para a coordenadora geral do projeto e curso na Universidade de Stavanger, a Dra. Daniela M. Pampanin, que fará a seleção final dos participantes.

Esse curso é uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e acadêmico. Aproveitem! Não percam a oportunidade, conversem com os alunos que se envolveram com as outras edições desse curso e tirem suas dúvidas!

ATENÇÃO: Este curso é totalmente financiado por recursos da Noruega, que estão garantidos apenas para mais este ano. Ou seja, talvez seja a última oportunidade de nossos alunos aproveitarem essa oportunidade única. Não percam essa chance!

Cordialmente,

Fabio Di Dario