Na última quinta-feira, 5 de abril, às 14:00, no auditório do NUPEM/UFRJ, aconteceu a defesa de Doutorado de Paula Araújo Catelani, que durante os últimos quatro anos desenvolveu o estudo “Biologia da espécie não-nativa Cichla kelberi Kullander & Ferreira 2006 (Teleostei, Cichlidae) em um rio costeiro e sua interação com a ictiofauna nativa” sob a orientação dos Professores Dra. Ana Cristina Petry (NUPEM/UFRJ) e Dr. Fernando Mayer Pelicice, da Universidade Federal do Tocantins, com colaboração do Dr. Emili Garcia-Berthou, da Universidade de Girona, Espanha.

FotoPaulaSiteDefesa 1

A banca examinadora desta tese histórica foi composta pelos Doutores André Magalhães, da Universidade Federal de São João del Rey, Luciano Neves dos Santos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e Érica Caramaschi e Luciano Gomes Fischer, ambos do “Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC)” da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FotoPaulaSiteDefesa 1

Em sua Tese, que contemplou aspectos da inserção de um peixe nativo da bacia amazônica em um rio estratégico para as Regiões dos Lagos e Norte Fluminense, Paula investigou a distribuição do tucunaré no reservatório de Juturnaíba e no trecho do Rio São João à jusante, sua reprodução, alimentação, bem como a forma como esta espécie é percebida pelos pescadores artesanais e esportivos da região.

FotoPaulaSiteDefesa 4

Esse momento foi histórico não apenas para a Paula e seus orientadores, mas também para o PPG-CiAC, uma vez que essa foi a primeira defesa de Doutorado do Programa e da UFRJ em Macaé.

O PPG-CiAC é um Programa interdisciplinar senso estrito na Área de Ciências Ambientais, reconhecido e recomendado pela CAPES. O histórico da implantação do PPG-CiAC remonta à 2011, inicialmente apenas com o curso de Mestrado.

Com a primeira turma de Doutorado ingressante em 2014, o PPG-CiAC deu um passo importante para a ampliação de seu potencial com vistas à formação de pessoal especializado em Macaé e região. Apesar da redução no investimento em ciência e pesquisa em geral enfrentado pelo País nos últimos anos, o corpo social do PPG-CiAC, formado por alunos, técnicos e docentes orientadores, uniu-se com o objetivo de ultrapassar essa crise e chegar à tão almejada consolidação das atividades do Programa, que cristaliza-se agora, com a primeira defesa de Doutorado que acontecerá nesta quinta-feira.

Portanto, esse momento demonstrou de maneira clara o compromisso do PPG-CiAC de formar profissionais altamente qualificados e comprometidos com a realização de pesquisas com excelência acadêmica e de grande relevância social, desta maneira colocando em prática o seu compromisso com o desenvolvimento regional.

A defesa de Doutorado de Paula Araújo Catelani foi aberta ao público, um grande momento para a UFRJ e para Macaé!

FotoPaulaSiteDefesa 3