Destaque


O artigo "Formação Permanente de Profissionais como Forma de Diálogo entre a Universidade e a Sociedade", publicado recentemente na revista "FeMASS: Formação permanente de profissionais como forma de diálogo entre a universidade e a sociedade", foi produzido por uma equipe formada pelos docentes do PPG-CiAC Francisco de Assis Esteves e Laísa Maria Freire, além da Doutoranda Cristiane Pires Teixeira.

beijaFlor

 

No dia 08 de agosto de 2020, no município de Teresópolis, localizado na região serrana do Rio de Janeiro, foi lançado o livro “Admiraves - Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis”, fruto de uma iniciativa do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente.

A bióloga, ilustradora e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), Bárbara Dias, participou da produção do livro através de ilustrações em aquarela de algumas aves que habitam o local, sendo eles os personagens principais da obra. O livro bilíngüe contou também, além de seus sete autores, com a participação do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA.

Os primeiros capítulos do livro contam um pouco da história de Teresópolis, uma cidade rodeada pela exuberante Mata Atlântica, tendo o privilégio de possuir em seu território três Unidades de Conservação de proteção integral nas esferas federal, estadual e municipal, responsáveis por cuidar de um considerável fragmento deste bioma. Além da cidade, o livro também trata rapidamente sobre o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e seus 11 anos de trajetória, sendo ele o maior parque municipal do Estado do Rio de Janeiro.

Seu conteúdo principal é a apresentação de 100 das 294 espécies de aves que habitam a região, através de fotografias e informações biológicas e culturais, além de QR Codes que trazem curiosidades, tornando o livro ainda mais interativo.

Por se tratar de uma iniciativa do poder público, o livro não pode ser comercializado, por isso há a versão digital para que todos tenham acesso através do link https://www.unifeso.edu.br/editora/pdf/ADMIRAVES_DE_TERESOPOLIS_DIGITAL.pdf

Além disso, algumas ilustrações produzidas pela discente em aquarela podem ser encontradas em arquivo pdf neste link, para quem quiser apreciar mais atentamente seu trabalho e até encomendá-las através do contato com a mesma. Na rede social Instagram existe uma página destinada a seus trabalhos chamada @dias.naturarte , onde Bárbara Dias apresenta não só ilustrações ornitológicas, mas também botânicas, entomológicas, fisiológicas, entre outras.

Helio é o atual secretário geral da Rede Brasileira de Especialistas em Ecologia de Transportes (REET Brasil - https://reetbrasil.wixsite.com/reetbrasil), desenvolve estudos de monitoramento de fauna ameaçada por atropelamentos e outros efeitos de transportes sobre a biodiversidade. O doutorando tem participação ativa na elaboração de documentos técnicos-científicos que subsidiam os questionamentos acerca dos riscos potenciais, impactos e da viabilidade da construção/expansão de estradas, principalmente daquelas que cruzam unidades de conservação (UCs).

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO convida para a

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Estrutura morfoanatômica, histoquímica e respostas fisiológicas das galhas estrelares de Myrciaria floribunda (H.West ex Willd.) O. Berg (MYRTACEAE) do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, RJ

Mestrando: Luan Gonçalves Castilho

Orientadora: Dra. Ana Cláudia de Macêdo Vieira

Coorientadora: Dra. Naiara Viana Campos

Data: 12 de agosto de 2020

Horário: 17 horas

Link para apresentação:https://meet.jit.si/LuanCastilhoDefesaMestradoPPGCiACNUPEM

 

defesa Luan

 “Odeio o termo ‘povos indígenas’, odeio esse termo. Odeio. O ‘povo cigano’”. “[Vamos] Acabar com esse negócio de povos e privilégios.”

Subcategorias

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ