Design sem nomeLigia Bechara e Leandro Schuvartz, biólogos formados pelo NUPEM/UFRJ e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação participaram recentemente da 4ª Semana do Meio Ambiente do Parque Municipal Natural Atalaia, na qual desenvolveram atividade intitulada “Parque Atalaia: preservando a história e semeando o futuro”.

 

Fig.2

A atividade teve como objetivo divulgar a importância do Parque Natural Atalaia na sustentabilidade e conservação da biodiversidade do Bioma Mata Atlântica para colaboradores de empresa com foco na gestão de resíduos industriais no Norte Fluminense.

O Parque Municipal Natural Atalaia cobre uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas no Norte Fluminense e também é um dos maiores parques municipais do Estado do Rio de Janeiro, com 235 hectares. Além de preservar elevada biodiversidade, a unidade de conservação também é um importante ponto histórico-ambiental do município de Macaé. É lá que desde o século XIX se encontra o primeiro reservatório de captação e abastecimento de água da cidade. Essa unidade de conservação vem desenvolvendo diversas ações de Educação Ambiental e para isto tem contado com a colaboração dos pesquisadores do NUPEM/UFRJ e discentes de seus programas de Pós-Graduação, entre eles o PPG-CiAC.

Fig. 3

Em parceria com a empresa Ecologika, que atua na gestão de resíduos industriais, o evento contou com participação de seus colaboradores e familiares, da equipe da Guarda Ambiental de Macaé, do Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de Macaé, José Vasconcelos de Luna Júnior, e dos biólogos da Unidade de Conservação, Guilherme Sardenberg e Marcelo Puertas.

Para Ligia e Leandro, as atividades educativas no ambiente natural são de extrema importância para a conservação dos recursos naturais da região, pois despertam na sociedade a compreensão da necessidade de preservação do meio ambiente.

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ