Entre 8 e 12 de julho de 2019 foi realizada XXVI edição do Congresso Brasileiro de Ornitologia, na Universidade Vila Velha, em Vila Velha, no Espírito Santo. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Ornitologia em conjunto com o Programa de Pós Graduação em Ecologia de Ecossistemas e graduação de Ciência Biológicas da UVV. Esse ano o tema do evento foi “Adaptação das aves a um Brasil em constante mudança”, buscando realçar a necessidade de uma abordagem dinâmica nas pesquisas da área.

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) foi representado pela aluna de graduação em Ciência Biológicas, Tatiane Pereira Xavier, o doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambientais e Conservação Rodolfo Teixeira Frias e a pesquisadora Dra. Patricia Luciano Mancini. Todos apresentaram trabalhos durante o evento, indicando o início da produção científica na área de ornitologia no Instituto NUPEM. Ao todo foram três apresentações orais e três pôsteres expostos durante o evento, sendo três deles oriundos dos resultados do Projeto Costões Rochosos: Ecologia Impactos e Conservação na Região dos Lagos e Norte Fluminense”.

ORNITO 1 Foto Capa Equipe CBO 2019.1 Foto. Viviane Zulian

Equipe de alunos e pesquisadores do CBO.

No dia 9 de julho, Tatiane Pereira Xavier apresentou oralmente parte de seu trabalho de conclusão de curso, intitulado “Ninhos de Sula leucogaster (atobá-marrom) como indicadores de poluição de resíduos sólidos no Arquipélago de Santana, Macaé, RJ” sob orientação da pesquisadora Patricia L. Mancini. O tema deste estudo, inspirou os participantes Maria Bernadete Silva Barbosa (Monitora Ambiental do PARNAMAR de Abrolhos) e Lucas Cabral Lage Ferreira (bolsista GEFMar/Abrolhos) a participar da tradicional competição de imitação de aves – “Jacana Jacana”. A dupla realizou um performance imitando os atobás-marrons construindo seu ninho com resíduos plásticos e foi muito aplaudida pelo júri popular da competição.

ornito 2 Tatiane Xavier apresentação CBO 2019. Foto Bianca Matinata

Apresentação oral da aluna de graduação Tatiane Pereira Xavier durante o XXVI Congresso Brasileiro de Ornitologia, em Vila Velha, ES.

Ainda no dia 9, o doutorando Rodolfo Teixeira Frias apresentou dois pôsteres: “Estratégias de forrageamento de duas espécies de garças (Pelecaniformes, Ardeidae) em diferentes microhabitats” e “Comunidade de Aves do Município de Alegre, Espírito Santo: zona rural x zona urbana”, em colaboração com o Prof. Carlos Ramon Ruiz Miranda Universidade Federal Fluminense (UENF) e Profa. Dra. Carolina Demétrio Ferreira da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

No dia 10 de julho a pesquisadora Patricia L. Mancini apresentou o trabalho “Aves residentes e migratórias dos manguezais e marismas brasileiros” em colaboração com os pesquisadores Thiago Vernaschi V. Costa (Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo), Rafael Antunes Dias (Universidade Federal de Pelotas), Luís Fábio Silveira (Museu de Zoologia da USP), Fabio Schunck (IB-USP). Esse estudo faz parte do volume especial Brazilian Mangroves and Salt Marshes da editora Springer Nature, com publicação prevista para 2020.

ornito4 Patricia Mancini apresentação CBO 2019. Foto

Apresentação oral da pesquisadora Patricia Luciano Mancini (Instituto NUPEM/UFRJ) durante o XXVI Congresso Brasileiro de Ornitologia, em Vila Velha, ES.

Em seguida, o graduando Lucas Rocha (UENF) e integrante do Projeto Costões Rochosos apresentou o estudo sobre “Avifauna dos Costões Rochosos no Litoral Norte Fluminense”, em colaboração com Tatiane Pereira Xavier e sob orientação de Patricia L. Mancini. O estudo sobre a avifauna em ambiente de costão rochoso é inédito no Brasil.

ORNITO 3 Lucas Rocha apresentação CBO 2019. Foto Bianca Matinata

Apresentação oral do aluno de graduação da UENF Lucas Rocha durante o XXVI Congresso Brasileiro de Ornitologia, em Vila Velha, ES.

Por fim, no dia 11 de julho foi apresentado o pôster “Análise da produção cientifica brasileira sobre as aves marinhas: 2010-2018” apresentado pelos três autores – Biol. Bianca Matinata (MZUSP), Lucas Rocha (UENF) e Patricia L Mancini (NUPEM/UFRJ). O trabalho incentivou uma reflexão sobre a necessidade de preencher lacunas de conhecimento sobre o grupo no Brasil, bem como envolver mais estudantes nas pesquisas com aves marinhas.

ORNITO 5FOTO 4 Apresentação CBO 2019 Foto Bianca Matinata

Apresentação de pôster durante o XXVI Congresso Brasileiro de Ornitologia, em Vila Velha, ES.

A realização do “Projeto Costões Rochosos: Ecologia Impactos e Conservação na Região dos Lagos e Norte Fluminense” é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Chevron, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.