Na quinta-feira, 19 de maio, os discentes do PPG-CiAC Leandro Barbosa e Théo Arueira, ambos orientados pelo Prof. Francisco de Assis Esteves, proferiram palestra sobre a importância das pesquisas científicas desenvolvidas no Parque Natural Municipal Atalaia para a conservação da Mata Atlântica. Participaram do evento visitantes, o docente do PPG-CiAC Prof. Maurício Mussi , servidores da unidade de conservação, dentre eles o Biólogo Alexandre Bezerra, gestor do Parque Natural Municipal Atalaia, a vereadora de Macaé Iza Vicente e membros de sua equipe.

IMG-20220519-WA0050.jpg

Na ocasião, foram discutidos temas importantes para a gestão do Parque Natural Municipal Atalaia, como ICMS Ecológico e sua relação com as pesquisas científicas, a expansão da unidade de conservação, a criação de corredores ecológicos entre os fragmentos de Mata Atlântica da região e a elaboração de materiais didáticos sobre a biodiversidade registrada na unidade de conservação, como subsídio para ações de Educação Ambiental. A presença da vereadora possibilitou a discussão entre pesquisadores e representantes do legislativo sobre vias para a melhoria da estrutura física do parque e o apoio ao desenvolvimento científico na unidade de conservação.

Para Alexandre Bezerra, "o evento foi excelente. Parabenizamos os mestrandos do PPG-CiAC (NUPEM/UFRJ) por explorarem a importância do Parque Natural Municipal Atalaia nas pesquisas científicas desenvolvidas na região Norte Fluminense e como elas podem impulsionar o potencial de nossa unidade de conservação".

O evento integra as atividades do projeto de Mestrado de Leandro Barbosa, que caracteriza a estrutura da comunidade edáfica em florestas em recuperação, com a finalidade de avaliar o processo de recuperação ecossistêmica.

IMG-20220527-WA0030.jpg

Theo e Leandro esperam que o evento contribua para a melhor compreensão da importância universidade pública interiorizada no desenvolvimento socioambiental regional, como é o caso da UFRJ em Macaé. Macaé detém fragmentos florestais e mananciais hídricos importantíssimos da Mata Atlântica, e as pesquisas conduzidas pela universidade auxiliam o município na gestão do patrimônio natural.