Entre 3 e 8 de junho de 2019, o NUPEM/UFRJ está sediando a segunda edição do "curso internacional de verão" (no hemisfério Norte) que envolverá pesquisadores da Universidade de Stavanger, Noruega, e pesquisadores do NUPEM/UFRJ e outras unidades da UFRJ, como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CCS), além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Este curso faz parte das atividades previstas em um convênio internacional firmado entre o NUPEM/UFRJ e a Universidade de Stavanger, voltado para a formação de pessoal de pós-graduação em ambos países.

UFRJ UiS 25

O curso resulta de uma parceria pautada na cooperação científica e estudantil com a Universidade de Stavanger, no projeto denominado "Nor-Bra 2020: Gearing the future generations towards a sustainable use of the environment" (do inglês, Nor-Bra2020: Construindo as futuras gerações através do uso sustentável do meio ambiente).

O principal objetivo do projeto é proporcionar um ambiente comum de aprendizagem para jovens pesquisadores (mestres e doutores), fortalecendo a parceria no ensino superior e na pesquisa entre a Universidade  norueguesa e a UFRJ, garantindo  que os alunos tenham as habilidades e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios futuros  e, assim, consolidar e desenvolver colaborações educacionais e de pesquisa entre a UiS e a UFRJ no campo da tecnologia ambiental.

A proposta é avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnologia, buscando, para isso, a integração acadêmica entre Brasil e Noruega e beneficiando, dessa forma, toda a comunidade científica participante, através da oportunidade da troca de experiências e saberes com colaboradores de outras nacionalidades em prol do desenvolvimento científico.

O curso está voltado para alunos de pós-graduação noruegueses e  para alunos do Brasil, que durante o curso trabalharão com aspectos gerais e aplicados de biodiversidade e conservação. Temas como valoração ambiental, monitoramento ambiental, novas tecnologias na investigação da biodiversidade, dentre outros, serão abordados durante o curso. Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região serão visitados pelos alunos e docentes, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão mais integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras.

Segundo o Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, coordenador do projeto no Brasil e Diretor do NUPEM/UFRJ, "esse projeto oferece uma oportunidade única de interação para os pesquisadores do NUPEM com um centro de excelência como a Universidade de Stavanger. O mais interessante é observar o interesse da Noruega em financiar cursos e parcerias no Brasil com recursos dos "royalties" do petróleo noruegueses. Seria muito importante que os municípios do Norte Fluminense tivessem iniciativas similares, internacionalizando a ciência do interior do Estado do Rio de Janeiro".

Durante essa semana, um total de oito alunos da Noruega e 15 alunos brasileiros de Pós-Graduação, com formações em áreas distintas, terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre os seguintes tópicos:

1) Compreensão sobre o que é biodiversidade e quais são os mecanismos para sua determinação e avaliação de seus usos

2) Aumento da consciência sobre questões relacionadas à conservação e gestão da biodiversidade

3) Compreensão de metodologias voltadas para a compreensão da diversidade das moléculas aos ecossistemas

4) Conhecimento introdutório da economia de recursos ambientais e naturais

5) Visão geral de instituições sociais, econômicas e jurídicas voltadas para a proteção e uso da Biodiversidade

O curso "Biodiversity: towards sustainable use of the environment"  está sendo ministrado no NUPEM/UFRJ para os estudantes brasileiros e noruegueses -  onde serão recepcionados e ficarão hospedados por cerca de 10 dias. Os alunos terão aulas em inglês sobre Biodiversidade, Conservação, Recursos Naturais  e Metodologia. Além de aprofundarem seus conhecimentos teóricos, os noruegueses terão a oportunidade de realizar visitas a campo, com saídas programadas para o Arquipélago de Santana, Parque Atalaia e PARNA Jurubatiba, além de participarem do tradicional "Dia Mundial dos Oceanos" no Instituto NUPEM/UFRJ. Também será uma ótima oportunidade para atuarem nos laboratórios da instituição, sem deixar de conhecer a cultura local em momentos de interação com colegas brasileiros e em seus horários livres.

O projeto Nor-Bra2020 recebe apoio financeiro do Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação (Norwegian Center for International Cooperation in Education - SIU), que apoia igualmente projetos em outros países, como China, Índia, Japão, Rússia e África do Sul. O SIU tem por objetivo apoiar conjuntos de pesquisa e fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação de ambos os países e promover a integração entre atividades de pesquisa e educação superior em todas as áreas acadêmicas.

Confira aqui a programação do curso.

Maiores informações  através do link  https://www.facebook.com/NorBra2020/

logo25anosDESTAQUE