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Processo Seletivo PPG-CiAC 2019 - Mestrado: resultado da Prova Escrita
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O resultado do exame de Prova Escrita do Processo Seletivo de Mestrado - 2019 do PPG-CiAC pode ser encontrado aqui.
Candidat@s cujos CPFs foram indicados como APTOS podem dar prosseguimento à próxima etapa do Processo Seletivo, que acontecerá no dia 6 de Fevereiro, conforme edital de seleção desse ano.
Parabéns a todos que concorreram nesse Processo, e parabéns também aos docentes que fizeram as indicações!
Processo Seletivo do PPG-CiAC para indicação de um PROFESSOR VISITANTE e um PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR para concorrer à Seleção do Conselho de Ensino para Graduados – CEPG
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O Professor Fabio Di Dario, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), torna pública a abertura de Processo Seletivo do PPG-CiAC para indicação de um (01) PROFESSOR VISITANTE (PV) e um (01) PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR (PVS) para concorrer à Seleção do Conselho de Ensino para Graduados – CEPG, conforme Editais CEPG 646 e 647, de 9 de julho de 2018.
PPG-CiAC produz o "Guia Ilustrado de Consumo Responsável de Pescados"
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Material foi elaborado por Evelyn Raposo da Silva, aluna de doutorado do "Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC)", junto com docentes do Programa, no âmbito da Disciplina "Práticas Interdisciplinares".
O guia apresenta uma abordagem sobre a situação dos estoques pesqueiros e o estado de conservação das espécies de pescado de importância econômica no município de Macaé. A comercialização de pescados geralmente é marcada pela informalidade e falta de fiscalização, expondo os consumidores a falta de informação sobre o que está sendo consumido. Por meio da difusão da informação pretende-se provocar umamudança de comportamento nos consumidores que culmine também na mudança de comportamento por parte dos comerciantes. O consumidor informado acaba coibindo o comércio ilegal, e consequentemente, coibindo a captura de espécies ameaçadas ou protegidas.
Confira o guia na íntegra!
NORMAS PARA QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO - TURMA 2018
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NORMAS PARA QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO - TURMA 2018
Os mestrandos que ingressaram no programa em 2017 e cumpriram pelo menos 75% da carga horária do curso deverão defender suas Qualificações no mês de Junho de 2018.
Normas para Qualificação de Mestrado - 2018
Formulário de Avaliação da Defesa de Qualificação
Discente Doutorado 2018
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ALESSANDRA DA SILVA DE ALVARENGA Doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Mestra em Ciências Ambientais e Conservação, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2017). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente realiza pesquisa na área de biologia molecular estudando a expressão do gene milli-pattes (mlpt) no mosquito vetor Aedes aegypti. No mestrado realizou pesquisa com larvicidas sobre dípteros da família Culicidae e em peixe-zebra (Danio rerio) no Laboratório Integrado em Ciências Morfofuncionais do NUPEM/UFRJ. Na graduação fez iniciação científica no laboratório de artrópodes, com projetos voltados para taxonomia de aracnídeos. Funcionária da Prefeitura Municipal de Macaé. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4642117518276082 |
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CLAUDEMAR MATTOS Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e pós graduação em Agroecologia (Universidade da Califórnia), Gestão Manejo Ambiental de Sistemas Agrícolas (UFLA) e mestrado em Ciência Ambiental, área de concentração Estudo de Processos Socioambientais (UFF).Atualmente, é membro da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro e da Articulação Nacional de Agroecologia. É cooperado da Cooperativa CEDRO. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5023727982358085
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CRISTIANE PIRES TEIXEIRA Doutoranda do curso de Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé. Mestre em Letras pela Université Sorbonne Nouvelle - Diploma revalidado pela Faculdade de Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro Graduada em Letras - Português - Literatura. Atualmente trabalho na Gestão da Educação Superior na Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé como TAE - Técnico em Assuntos Educacionais. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9572614217165268 |
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FELIPE FERREIRA DA SILVA ATUALIZAR Currículo Lattes: ATUALIZAR |
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JEANETE SIMONE FENDELER HOELZ Doutoranda no Curso de Ciências Ambientais e Conservação na UFRJ Campus Macaé. Mestre pelo Programa PPGCIAC - UFRJ Campus Macaé. Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena em Matérias Pedagógicas e Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (1991). Possui Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2003) e Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2013). Tem experiência na área de Educação, atuado como Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica, Diretora e como professora na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso de Formação de Professores. Atualmente trabalha no magistério, na Educação Básica, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e como Técnica em Assuntos Educacionais na UFRJ Campus Macaé. Pesquisa sobre a temática da Educação Ambiental no Contexto Escolar, na Formação de Professores, sob a perspectiva da Complexidade e da Educação Ambiental Crítica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5907369936926853 |
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KELLY PINHEIRO DOS SANTOS Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de Pesquisa Sistemas Naturais: Avaliação, Conservação e Desenvolvimento Socioambiental, mestra em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense, especialista em Educação Ambiental pela Faculdade do Noroeste de Minas e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3010121705558295 |
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MATHEUS THOMAZ DA SILVA ATUALIZAR Currículo Lattes: ATUALIZAR |
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NATHALIA FERREIRA DA CUNHA Doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação pela UFRJ.Mestre em Ciências Ambientais e Conservação pela UFRJ (2016). Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pós-graduada em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela UNESA (2014). Pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Técnica em Análises Clínicas pela FAETEC (2005) e Técnica em Meio Ambiente pelo SENAI (2016). Trabalha na Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8073667136466678 |
OCIMAR FERREIRA DE ANDRADE Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Ferlagos (2000). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e de Conservação (PPG-CiAC / UFRJ), possui especialização em Ensino de Ciências da Natureza (2011) e Mestrado em Engenharia Ambiental (2012), ambos pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense). Atualmente, é professor no Ensino Médio Técnico Integrado e Superior do IF Fluminense - Campus Cabo Frio-RJ. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Biotecnologia com ênfase em Fungos Micorríticos Arbusculares (FMAs) na biorremediação de solos poluídos por hidrocarboneto de petróleo e Ecologia de Restinga. Tem trabalhos publicados na área de Engenharia Ambiental e Educação. Desenvolve, orienta e co-orienta pesquisas com biorremediação de solos poluídos com hidrocarbonetos de petróleo, utilizando FMAs, bactérias endofíticas e DSEF (Dark Septate Endophytes Fungi) em vegetis de restinga; desenvolvimento de inóculos com FMAs autóctones para a recuperação de áreas degradadas; desenvolvimento de plantas olerícolas inoculadas com FMAs visando agricultura de baixo impacto em Unidades de Conservação. Na área de Educação, desenvolve linha de pesquisa com o tema "A hipohidração e seu impacto no ensino-aprendizagem" no programa de pós-graduação lato sensu do IF Fluminense - Campus Cabo Frio. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6860040644303248 |
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PEDRO MELLO PAIVA ATUALIZAR Currículo Lattes: ATUALIZAR |
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RODOLFO TEIXEIRA FRIAS Doutorado em andamento em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO (Conceito CAPES 4). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2811167997709179 |
SUELEN FERREIRA MATOSO COUTO ATUALIZAR Currículo Lattes: ATUALIZAR |