Entre muitos programas de pós-graduação de todo Brasil, o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da UFRJ-Macaé foi selecionado pelo Edital Pró-Equipamentos da CAPES e receberá verba para aquisição do equipamento de microscopia eletrônica EVO 10.

Trata-se de um equipamento pouco disponível em institutos de pesquisa do Brasil e o único exemplar da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de institutos e Universidades do Norte-Fluminense. Através dele será possível a análise de amostras biológicas e de materiais (incluindo animais, vegetais, micro-organismos e rochas), com a manutenção da integridade física dos mesmos. Ao contrário dos outros equipamentos de microscopia eletrônica, esse modelo é de fácil operação e apresenta as funções integradas de microscopia eletrônica de transmissão e de varredura em um único equipamento, além de outras ferramentas adicionais. Possui alta definição de imagem com uma performance cerca de 50 vezes melhor do que de outros equipamentos da mesma linha. Além disso, realiza a análise das amostras sem necessidade de processamento prévio, o que de fato é uma inovação, pois preserva a integridade da amostra. O equipamento também realiza a reconstrução 3D de amostras diversas e é econômico, uma vez que não necessita da compra de outros equipamentos que realizem o preparo prévio das mesmas.

Microscópio eletrônico modelo EVO MA 10 Carl ZeissAs análises realizadas pelo EVO 10 permeiam diversas áreas: nas geociências, através da observação de materiais, possibilitando identificar a morfologia de cristaloides e visualizar a microestrutura de rochas. Na área forense, permite a identificação de estruturas minúsculas encontradas em cenas de crime, como por exemplo, identificação de um fio de cabelo, comparação entre fios de cabelo, análise de batom ou outras amostras que possibilitem a identificação da origem ou do fabricante, essenciais para a perícia criminal. Também atua nas áreas de zoologia, microbiologia e vegetal, através do estudo da fauna, flora e microbiota na escala de nanômetros, como por exemplo, identificação e análise da cápsula de vírus, identificação da anatomia de plantas com potencial farmacológico. Reconstrução 3D de insetos, crustáceos e parte de cascos de tartarugas, bem como de superfícies intestinais através da visualização da borda em escova. Além disso, permite a análise de organelas celulares como o núcleo, mitocôndria em alta definição de até 3 nanômetros.

No PPG-CiAC, o aparelho será utilizado em pesquisas relacionadas à morfologia de animais e plantas, descrição da diversidade, reconstrução evolutiva, e identificação de variações morfológicas entre populações de uma mesma espécie, além da utilização em experimentos de embriologia e biologia celular para observação e definição de estágios embrionários e de alterações morfológicas em células sanguíneas e culturas de células de vertebrados e invertebrados. Estas pesquisas estão diretamente relacionadas às duas linhas de pesquisa do Programa e são fundamentais para a promoção dos temas como biodiversidade e sistemas naturais.

A professora Cíntia Monteiro de Barros (UFRJ-Macaé), destacou que "o novo equipamento atenderá toda demanda de docentes e alunos do Mestrado e da Iniciação Científica, além de todas as universidades da Região". A professora ressaltou ainda que os ganhos produtivos propiciados pelo equipamento de microscopia eletrônica EVO 10, também serão significativos aos alunos dos cursos de graduação e aos cursos que estão sendo implantados no campus, como, por exemplo, o doutorado em Ciências Ambientais e da Conservação.