Alunos e docentes do PPG-CiAC publicaram um artigo ressaltando a Coleção de Peixes do NUPEM (NPM) e o papel das Coleções Zoológicas Regionais na estrutura universitária brasileira, no Boletim da Sociedade Brasileira de Ictiologia - N° 117, de 30 de  março de 2016.

Segundo os autores " Coleções Sistemáticas ou tradicionais devem obviamente ser fortalecidas, principalmente em países megadiversos cuja biota ainda é insuficientemente conhecida e está sob ameaça constante da ação antrópica, como é o caso do Brasil. Entretanto, o papel diferencial das Coleções Regionais nas universidades deve ser encarado como complementar e tão relevante quanto aquele das Coleções em Museus de História Natural. Coleções Regionais, quando bem geridas e principalmente quando inseridas em um contexto de Pós-Graduação, promovem um incremento no conhecimento biológico local e contribuem fortemente para a formação de pessoal especializado, o que é indiscutivelmente positivo em termos científicos." (117: 7)

Mais informações sobre a relevância das Coleções Zoológicas podem ser obtidas em aqui.