Entre 6 e 10 de janeiro foi oferecida pela primeira vez no PPG-CiAC a disciplina eletiva Ecologia Humana e Etnobiologia, ministrada pelo Professor Renato Silvano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nos cinco dias de curso, a turma composta por alunos do programa, alunos externos e ouvintes se aprofundaram nas questões que envolvem a percepção humana e o conhecimento das comunidades locais sobre o ambiente e os recursos naturais, interrelacionando questões sociais, ecológicas, de segurança alimentar local, legislação ambiental e conservação de recursos.

Em aulas expositivas, ricas em exemplos de diferentes partes do planeta, o Professor Renato apresentou o viés humano de teorias ecológicas importantes como os conceitos de Nicho, Forrageamento Ótimo e os fundamentos da Biologia da Conservação. Métodos de estudos em ecologia humana foram detalhados nas aulas pelo professor, sendo explorados de maneira teórico-prática em seminários apresentados pelos cursistas, que se surpreenderam com as interessantes abordagens conduzidas em nosso país em comunidades locais, em sua maioria compostas por pescadores.

Na sexta-feira, nove de janeiro, a turma de alunos e o Professor visitaram o Mercado Municipal de Peixes de Macaé, onde obtiveram informações acerca da origem, da composição e da comercialização do pescado que aporta diariamente junto à foz do rio Macaé. A história, a economia e grande parte dos recursos naturais do município se encontram intimamente relacionadas aos recursos pesqueiros.

O Professor Renato Silvano e a turma de pós-graduandos em sala de aula entre 6 e 10 de janeiro de 2015.  Foto 2 Foto 3  Foto 5  96