Os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) têm ultrapassado as fronteiras de Macaé e alcançado a Europa e a América do Norte onde estão os principais centros de geradores de conhecimento do mundo. Um dos países com os quais os pesquisadores do PPG-CiAc mantêm intenso intercâmbio cientifico é a Alemanha onde foram formados vários dos pesquisadores que atualmente estão em atuação no PPG-CiAC.

O renomado ecólogo Ulrich Irmler do Instituto de Ecologia Aplicada da Universidade de Kiel permanece no PPG-CiAC de 02 a 29 de Novembro, ministrando curso para alunos de vários cursos de pós-graduação do PPG-CiAC e realiza pesquisas sobre os solos e sua fauna nos ecossistemas da Região Norte Fluminense. O curso ministrado pelo Professor Irmler possibilitou que alunos do PPG-CiAc e de outros Programas brasileiros conhecessem as possibilidades do uso dos insetos como bioindicadores de alterações da qualidade dos solos, assim como de alterações climáticas decorrentes de ações humanas
A permanência do Professor Ulrich Irmler vem ao encontro da politica da coordenação do PPG-CiAC em sua intenção de internacionalizá-lo e possibilitar aos seus alunos e docentes o fortalecimento e a ampliação dos contatos internacionais, visando futuras cooperações que  certamente  trarão avanços acadêmicos à Ecologia brasileira.

Prof. Irmler e Francisco Esteves  com os alunos no Parque Jurubatiba. Prof. Irmler e Francisco Esteves  com os alunos no laboratório do NUPEM. Prof. Irmler e alunos do PPG-CIAC pesquisasndo a fauna de solo.