Na quarta-feira, 6 de junho de 2012, a disciplina “Biodiversidade: integrando moléculas e organismos” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) contou com a participação especial da Profa. Carla Natacha Polaz, Analista Ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (CEPTA), um dos centros de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA).

A Profa. Carla é uma das responsáveis pelo processo de avaliação do estado de conservação da fauna que está sendo atualmente desenvolvido pelo ICMBio em parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) e diversos pesquisadores do país, incluindo membros do PPG-CiAC. Nessa aula, alunos do PPG-CiAC discutiram questões ligadas a impactos ambientais e conservação da biodiversidade de um modo geral.
O papel atual do ICMBio no país e suas linhas de atuação também foram abordados. O ponto alto da aula foi uma simulação de uma oficina de avaliação do estado de conservação da fauna utilizando alguns exemplos de organismos que vivem na região, como o recentemente descoberto ratinho goytacá (Cerradomys goytaca).