Vários pontos de observação entre os Rios Macaé e São João, além do Reservatório de Juturnaíba fizeram parte do roteiro do trabalho de campo realizado, no dia 25 de maio, pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CIAC), ministrado no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM), no Polo Barreto, Campus UFRJ-Macaé.

O trabalho faz parte da ementa da disciplina Dinâmica Ambiental e Sistemas Naturais e possibilitou o levantamento de diversas características locais como granulometria, geocronologia, processos de erosão, processos de transporte, relevo, fitofisionomia típica, entre outras. Também foram feitas observações acerca dos impactos antrópicos como a ausência de esgotamento sanitário, aterros e construções à beira do Rio Macaé.

Atividades como essa corroboram com um dos objetivos do PPG-CIAC que é o de levar à compreensão do funcionamento dos sistemas naturais como subsídio para a sua restauração e gestão, condição indispensável para que se alcance o desenvolvimento socioambiental na região Norte Fluminense.

alt  alt alt alt alt alt alt

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ