O filme “Abelhas, Polinização e Agricultura”, dirigido por Renata Bacellar Mello, aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), foi exibido no “8º Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Fricine)”, no município de Nova Friburgo – RJ.

Renata é orientanda pelos professores Drs. Rodrigo Lemes e Vinícius Albano, do Instituto NUPEM/UFRJ, e vem desenvolvendo seu estudo na região de Lumiar–Nova Friburgo, com a diversidade de abelhas e o impacto dos agrotóxicos sobre elas.

Concebido como um produto da disciplina “Práticas Interdisciplinares”, obrigatória no Doutorado do PPG-CiAC, este filme está associado ao projeto “Os olhares dos agricultores sobre os polinizadores nas lavouras registrados pelas lentes do cinema documentário”, supervisionado na disciplina pelo prof. Dr. Rafael Nogueira, do NUPEM/UFRJ. O filme “Abelhas, Polinização e Agricultura” também foi exibido no “Festival de Cinema Decolonial”, realizado no Instituto NUPEM/UFRJ em agosto de 2019.

Além de ser uma excelente oportunidade para promover a conscientização e discussão de um tema importantíssimo, que envolve a conservação das abelhas no cenário atual, o vídeo produzido por Renata e equipe mostra a possibilidade de diferentes usos dos produtos gerados na disciplina “Práticas Interdisciplinares”. Não deixem de conferir!

Sinopse do filme “Abelhas, Polinização e Agricultura”:
“A cada dia, as abelhas vêm ganhando mais espaço na mídia por sua importância na polinização. Mas o que é polinização? Quem são essas abelhas? Por que elas são importantes? Estas são algumas das perguntas que podem ser respondidas neste documentário, que traz os diferentes olhares dos agricultores sobre as abelhas e a importância delas na produção de alimentos. O filme revela também diferentes espécies de abelhas que ocorrem na região de Lumiar e Vargem Alta em Nova Friburgo/RJ e suas características.”

O filme está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8RbBM1_FAvY

Cartaz filme