Gabriel Prohaska Bighetti, orientado pela Profa. Dra. Patricia Luciano Mancini, pós-doutoranda PNPD do PPG-CiAC, pesquisa as concentrações de mercúrio no atobá-marrom (Sula leucogaster), uma ave marinha tropical,  que nidifica no Arquipélago de Santana, localizado a 8 km da costa de Macaé.

Polonia 1

Gabriel apresentando pesquisa de mestrado na 14th International Conference of Mercury as a Global Pollutant.

O mercúrio (Hg) é um metal pesado, altamente tóxico, que provoca doenças neurológicas. Ele é encontrado naturalmente na forma líquida no meio ambiente em diferentes formas inorgânicas e orgânicas. O mercúrio é utilizado na indústria química como um catalisador, como eletrodo em processos de produção de hidróxido de sódio e cloro, na fabricação de termômetros, barômetros e equipamentos laboratoriais, entre outros usos.

A Convenção de Minamata sobre Mercúrio é um tratado global que foi criado para proteger a saúde humana e o meio ambiente dos efeitos adversos do mercúrio. Ele foi assinado em 2013 e ratificado em 2017 por 140 países, inclusive o Brasil. O nome do acordo é uma menção a Baia a Minamata, no Japão, onde cerca de 5 mil de pessoas ingeriram peixes contaminados por mercúrio devido ao descarte de resíduos deste metal por uma empresa que produzia PVC. Os sintomas da ingestão de mercúrio são fortes convulsões, surtos de psicose, perda de consciência e febre, e neste evento na Baía de Minamata cerca de 900 pessoas morreram.

Neste contexto, a 14ª International Conference of Mercury as a Global Pollutant ocorreu em Cracóvia, na Polônia, de 8 a 13 de setembro de 2019. O tema principal da conferência foi “Como a implementação da Convenção de Minamata requer contribuições valiosas da comunidade e como ela foi moldada pela ciência”. O objetivo da conferência foi proporcionar informações de pesquisas no mundo feitas sobre o mercúrio e mostrar os primeiros resultados da implementação da Convenção de Minamata, bem como possíveis mudanças a serem analisadas ou feitas em diversos países.

Polonia 1

Nesta edição, participaram 700 pesquisadores de 68 países, sendo 450 apresentações de pôster e 289 apresentações orais. Dentre elas, a apresentação oral do aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), o veterinário Gabriel Prohaska Bighetti, orientado pela Profa. Dra. Patricia Luciano Mancini, pós-doutoranda PNPD do PPG-CiAC, do Instituto NUPEM/UFRJ. O mestrando aproveitou o evento para discutir os resultados de sua pesquisa intitulada “Total mercury concentration in Brown Bobby (Sula leucogaster) from Santana Archipelago, Macaé, Rio de Janeiro, Brazil” que visa analisar as concentrações de mercúrio em uma ave marinha tropical, o atobá-marrom (Sula leucogaster), que nidifica no Arquipélago de Santana, localizado a 8 km da costa de Macaé. Também colaboram nesta pesquisa a Dra. Larissa Schmauder Cunha (coorientadora), a doutoranda Janeide de Assis Padilha, a Profa. Dra. Daniele Kasper e o Prof. Dr.  Olaf Malm, todos do Laboratório de Radioisótopos Eduardo Penna Franca do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ.

A participação de Gabriel no evento foi uma excelente oportunidade em conhecer outros pesquisadores com linha de pesquisa similar e muito enriquecedora em termos de aprendizagem, que contribuirão como um diferencial em sua trajetória profissional. Segundo Gabriel “Foi muito gratificante conhecer pessoalmente tantos pesquisadores que eu acompanhava lendo artigos e ter o privilégio de trocar conhecimento e tirar dúvidas com todos. Foi uma experiência única e super importante na minha formação. Saí da conferência não apenas com mais conhecimento e animado em continuar com as pesquisas nessa área, e também feliz com as amizades que fiz com pessoas de diversos lugares do mundo”.

Polonia 2 ok

A ida de Gabriel ao evento só foi possível devido a bolsa de mestrado da CAPES oferecida pelo PPG-CiAC, que ele economizou ao longo de diversos meses para pagar os custos de ida ao evento. Por fim, o projeto desenvolvido por Gabriel, sua orientadora e colaboradores, surgiu como uma oportunidade no âmbito do “Projeto Costões Rochosos: Ecologia Impactos e Conservação na Região dos Lagos e Norte Fluminense”, que viabilizou as coletas das amostras das aves no Arquipélago de Santana.

A realização do “Projeto Costões Rochosos: Ecologia Impactos e Conservação na Região dos Lagos e Norte Fluminense” é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Chevron, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.

Polonia 3

Encerramento da conferência quantificando os participantes e atividades realizadas.