Entre 3 e 8 de junho de 2019, o NUPEM/UFRJ sediará a segunda edição do "curso internacional de verão" (no hemisfério Norte) que envolverá pesquisadores da Universidade de Stavanger, Noruega, e pesquisadores do NUPEM/UFRJ e de outras unidades da UFRJ, como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CCS). Este curso faz parte das atividades previstas em um convênio internacional firmado entre o NUPEM/UFRJ e a Universidade de Stavanger, voltado para a formação de pessoal de pós-graduação em ambos países.

O curso será voltado para para alunos de pós-graduação noruegueses e  para alunos do Brasil, que durante o curso trabalharão com aspectos gerais e aplicados de biodiversidade e conservação. Temas como valoração ambiental, monitoramento ambiental, novas tecnologias na investigação da biodiversidade, dentre outros, serão abordados durante o curso. Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região serão visitados pelos alunos e docentes, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão mais integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras.

Segundo o Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, coordenador do projeto no Brasil e Diretor do NUPEM/UFRJ, "esse projeto oferece uma oportunidade única de interação para os pesquisadores do NUPEM com um centro de excelência como a Universidade de Stavanger. O mais interessante é observar o interesse da Noruega em financiar cursos e parcerias no Brasil com recursos dos "royalties" do petróleo noruegueses. Seria muito importante que os municípios do Norte Fluminense tivessem iniciativas similares, internacionalizando a ciência do interior do Estado do Rio de Janeiro".

O curso será aberto a alunos de mestrado e doutorado de diferentes áreas, comprometidos em melhorar seus conhecimentos sobre os seguintes tópicos:

1) Compreensão sobre o que é biodiversidade e quais são os mecanismos para sua determinação e avaliação de seus usos

2) Aumento da consciência sobre questões relacionadas à conservação e gestão da biodiversidade

3) Compreensão de metodologias voltadas para a compreensão da diversidade das moléculas aos ecossistemas

4) Conhecimento introdutório da economia de recursos ambientais e naturais

5) Visão geral de instituições sociais, econômicas e jurídicas voltadas para a proteção e uso da Biodiversidade

Esse curso será uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e acadêmico. Não percam a oportunidade!

Essa é a primeira circular com informações sobre o curso.

Maiores informações serão fornecidas em breve e através do link  https://www.facebook.com/NorBra2020/

Além disso, contato com os organizadores do curso no Brasil devem ser feitos  com os professores Rodrigo Nunes da Fonseca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Fabio Di Dario (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

noruega2019