O Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos é um evento bienal promovido pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA/IFF) e está em sua sexta edição. O objetivo do evento é colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com a sustentabilidade regional.

recursoshidricosppgciac 1

O evento foi realizado no Campus Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense e teve como tema central as SOLUÇÕES INOVADORAS E GESTÃO DAS ÁGUAS E TERRITÓRIO, com vistas a troca de experiências de pesquisa, extensão e inovação de metodologias e técnicas de gestão de bacias hidrográfica.

O trabalho GESTÃO PÚBLICA DO SANEAMENTO BÁSICO UTILIZANDO ANÁLISES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG): ESTUDO DE CASO MACAÉ – RJ, de autoria de Janimayri Forastieri de Almeida, Rodrigo Nunes da Fonseca e Márcio José de Medeiros, foi premiado com o 1o Lugar Geral na categoria apresentação de painel. O trabalho é fruto do projeto de doutorado de Janimayri, orientada pelos professores Dr. Rodrigo Nunes e Dr. Márcio Medeiros e tem como objetivo implementar uma ferramenta computacional para auxiliar os tomadores de decisão da gestão pública municipal no que se refere ao saneamento básico, auxiliando a promoção da qualidade de vida para população.

O trabalho QBR-MAAT: HERRAMIENTA PARA LA EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA VEGETACIÓN DE RIBERA DEL RIO MACAÉ (RJ, BRASIL) foi selecionado pelo comitê cientifico do evento para apresentação oral e apresentado por Enoque Ribeiro um dos autores juntamente com Daniel Castro, Maria S. Bevilacqua, Thaís Almeida, Rodrigo W. Felix, Marcos P. Figueiredo-Barros, Víctor Guerra, Francisco A. Esteves, Narcís Prat. O trabalho recebeu a Menção Honrosa e primeira premiação nesta categoria de apresentação. Para Enoque, “esta Menção Honrosa reflete o reconhecimento de pesquisadores da região para um trabalho que vem sendo desenvolvido desde de Novembro de 2017 quando o Daniel Castro, doutorando da Universitat de Barcelona, esteve no Brasil para seu período de Doutorado Sanduíche. Montamos este grupo de trabalho para adaptar e aplicar estes índices utilizados na Europa para avaliação da qualidade da mata ciliar em rios da Mata Atlântica, tendo como referência e ponto de partida o Rio Macaé”. O trabalho esta sendo desenvolvido em colaboração entre pesquisadores do Lab. de Limnologia no NUPEM – UFRJ, do Grupo de Investigación F.E.M. do Departament d´Ecologia da Universitat de Barcelona e do Centro Internacional del Agua da Universidad Autónoma de Nuevo León.

Do Laboratório de Limnologia no NUPEM/UFRJ também foi aceito para apresentação na categoria painel o trabalho DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E SANITÁRIO DO CANAL CAMPOS – MACAÉ – RJ que foi apresentado por Théo Arueira, estudante de graduação em Ciências Biológicas, e tem orientação do Professor Francisco A. Esteves e supervisão do doutorando do PPGCiAC Thiago Martins.

Os professores do NUPEM/UFRJ, Dra. Laura Isabel Weber da Conceição também contribuiu com o evento lecionando um dos minicursos com prática demonstrativa das principais etapas da técnica do Ensaio do Cometa para monitoramento ambiental intitulado de AVALIAÇÃO GENOTÓXICA COMO FERRAMENTA PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL. E o professor Dr. Maurício Mussi Molisani discorreu sobre GESTÃO DAS LAGOAS COSTEIRAS DE MACAÉ E RIO DAS OSTRAS na mesa redonda DESAFIOS DA GESTÃO INTEGRADA DE LAGOAS E ZONAS COSTEIRAS que serviu de base para as discussões do fórum ambiental.

Além das premiações os estudante e professores do NUPEM/UFRJ também contribuíram com propostas para elaborar a Carta Cabo Frio durante o VII Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, que ocorreu paralelamente ao evento e reuniu representações regionais e nacionais de instituições públicas, da sociedade civil e usuários envolvidos no uso e no gerenciamento de recursos hídricos. A carta será encaminhada pelo comitê organizador do evento aos órgãos municipais, estaduais e sociedade civil, com as indicações de caminhos para solucionar questões no manejo de recursos hídricos e possíveis colaborações com a academia.