Juliane de Sousa Pereira é bióloga, orientada pelo Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa  no  mestrado Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC – NUPEM/UFRJ), e relatou sua participação no congresso internacional que trata da educação para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Confira!

JULIANE1

"O World Environmental Education Congress (WEEC) é um congresso internacional que ocorre a cada dois anos em um país diferente. Sua 10º edição, WEEC 2019, aconteceu em Bangkok, Tailândia, entre os dias 3 e 7 de novembro, organizado pela Kasetsart University e Thailand Global Warming Academy, com apoio da Fundação Nabhamitra e da Rede Mundial de Congressos Ambientais.

O evento reúne estudantes, profissionais e demais atores que trabalham com educação para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável, sendo uma oportunidade para compartilhar conhecimentos locais com pessoas de diversos países, possibilitando a construção de novas perspectivas e atualização sobre o tema.

Participar desse congresso foi uma grande oportunidade para trocar experiências. Um evento internacional como esse nos permite explorar o que tem sido desenvolvido na área recentemente, não só nas Universidades, mas também nas iniciativas privadas e demais segmentos.

Com o título 'Educação Ambiental no cenário brasileiro: desordem e regresso', apresentei uma parte da minha pesquisa de mestrado, relacionando o tema à atual situação das políticas ambientais em nosso país.

Este trabalho traz para discussão os desafios para a mobilização social e construção de uma proposta de educação ambiental de base comunitária para três comunidades com realidades distintas, mas que tem em comum o fato de serem vizinhas ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Rio de Janeiro, Brasil).

Foi gratificante perceber o interesse das pessoas no tema. Isso reafirma a importância das pesquisas nesta área. Além disso, um evento internacional como esse, nos permite explorar o que tem sido desenvolvido na área recentemente. E estar lá, poder conversar com os autores, não tem comparação. Nós podemos ler as publicações, mas estar com eles, é experimentar a humanidade que está por trás de cada pesquisa.  Esta vivência contribuiu significativamente para minha formação".

JULIANE2

Redação: Juliane de Sousa Pereira, mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC – NUPEM/UFRJ), orientada pelo Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa.