A disciplina de práticas interdisciplinares do PPGCiAC, juntamente com o projeto de extensão Água na vida, vida na água, vem promovendo a integração entre universidade escola por meio de ações contínuas entre o NUPEM/UFRJ e a Escola Estadual Jornalista Álvaro Bastos com a parceria do prof. Maycon Belarmino ex- aluno do programa. O estudante de Doutorado Thiago Martins e a equipe do laboratório de Ecologia Aquática têm desenvolvido ações de Divulgação Científica e Educação Ambiental com o tema de cianobactérias em lagoas costeiras com o foco na Lagoa Imboassica sob a supervisão da profa. Laísa Freire.

interdisciplinares01

As atividades têm ocorrido na escola, na lagoa Imboassica e no NUPEM e têm como principal objetivo sensibilizar e informar os alunos sobre essa questão ambiental. Na escola os estudantes participaram de aula sobre o tema: Conhecendo as cianobactérias -  Lagoa Imboassica: Um estudo de caso e de um jogo: o CianoQuiz.  A aula ocorreu por meio de exposição dialogada e apresentou pesquisas em desenvolvimento na lagoa. O jogo foi desenvolvido a partir de perguntas e respostas sobre as cianobactérias e seus impactos na saúde humana e no meio ambiente.

Durante a atividade em campo na lagoa os estudantes puderam entender aspectos ecológicos e socioambientais da Imboassica e como é o processo de coleta em campo. Fizeram uma atividade de percepção estética na lagoa Imboassica registrando suas observações por meio de fotos. Estas serão parte de uma exposição online no blog do laboratório de limnologia e física na escola.

A mais recente atividade ocorreu dia 25 de outubro de 2018. Os estudantes foram ao NUPEM, visitaram o laboratório e fizeram lâminas para visualizar no microscópio o material que eles coletaram na Lagoa. Após a experimentação didática, a estudante de mestrado Vanessa Campos, da turma de Macaé do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, falou sobre educação ambiental e a atividade foi finalizada com um lanche para todos. As próximas atividades contarão com mais ações na escola e as atividades do semestre culminarão com uma mesa redonda organizada pelos alunos da escola envolvendo a participação de pesquisadores da UFRJ e de alunos e professores da escola.

Para os envolvidos podemos avaliar que tem sido uma experiência de grande aprendizado, pois adentrar o universo escolar gera oportunidades de vivenciar, compartilhar, ouvir, aprender, dialogar e construir conhecimentos e saberes a partir de diferentes olhares que não só os da ciência. Essa ação nos fortalece e nos desperta ao engajamento e ao compromisso social da ciência.

Fotos das atividades:

interdisciplinares02