Materia 2.jpeg

O primeiro Workshop do Projeto Tropical Atlantic Brazil Seabird Ecology (Projeto TABASCO) ocorreu entre 12 e 14 de abril de 2022, no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECLIMAR/UFRGS) em Imbé, Rio Grande do Sul. O projeto tem por objetivo apoiar os estudos científicos na área da ecologia do movimento de aves marinhas tropicais em cinco arquipélagos brasileiros.

Onze pesquisadores de três países (França, Peru, Brasil) participaram do evento que possibilitou a troca de experiências, capacitação em tecnologias modernas no estudo da movimentação de aves e apresentação dos resultados das pesquisas em curso.

Foto 1. Equipe Tabasco ok.png

Uma das pesquisas apoiadas pelo Projeto TABASCO é tema da dissertação de Mestrado da discente do PPG-CiAC, Tatiane Xavier. Desde sua graduação em Ciências Biológicas no NUPEM/UFRJ, Tatiane tem sido orientada pela Dra. Patrícia Luciano Mancini (pós-doutoranda PNPD do PPG-CiAC). No Mestrado, Tatiane vem sendo coorientada pela pesquisadora francesa Dra. Sophie Bertrand, do Institut de Recherche pour le Développement (IRD-França).

Foto 4. Tati e Pati (WS Tabasco).png

Tatiane investiga se as diferenças de tamanho entre machos e fêmeas de atobás-marrons Sula leucogaster influenciam na escolha das áreas de alimentação da população do Arquipélago de Santana, uma área de proteção ambiental localizada a 10 km da costa de Macaé, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

Materia 3.jpeg

De acordo com Tatiane e orientadora Patrícia, que elaboraram a matéria, os equipamentos de rastreamento remoto ajudam a preencher diversas lacunas de conhecimento sobre o comportamento das aves costeiras. A modernização dos dispositivos tem possibilitado sua miniaturização, o que permite a inclusão de uma gama maior de espécies em pesquisas que envolvem a ecologia do movimento e do Biologging. O Biologging se refere ao rastreamento dos organismos em suas diversas atividades por meio de dispositivos que registram a sua posição geográfica, velocidade de deslocamento e até profundidade nos mergulhos. Essas tecnologias permitem identificar os locais fundamentais na área de vida dos organismos, como é caso dos atobás-marrons do Arquipélago de Santana e as suas áreas de alimentação.

Foto 2. WS Tabasco Tati, Fiorella e Sophie.png

Tatiane, Patrícia e os demais integrantes do Projeto TABASCO utilizam receptores de sinal de GPS modelo Igot-GT600 em suas pesquisas. O encontro dos pesquisadores do NUPEM/UFRJ, CECLIMAR/UFRGS e IRD/França possibilitou um elevado nível de discussões sobre os resultados preliminares das pesquisas apoiadas pelo Projeto TABASCO, o aprimoramento de ferramentas analíticas para dados de movimentação das aves costeiras e uma oportunidade excelente para Tatiane apresentar os resultados inéditos de sua pesquisa.

Foto 3. Tati apresentando WS Tabasco.png